sábado, novembro 09, 2002

Continuação do texto Maria de Nazaré

O ódio dos fariseus recrudesce enquanto Jesus continua a operar seus prodígios; muitos não o entendem; seus próprios irmãos ficam perturbados com os acontecimentos. Maria inquieta-se pelo destino do filho, embora seu coração, muitas vezes, se encha de alegria e esperança.
Maria vai a Carfanaum, com os outros filhos, em busca de Jesus. A multidão o rodeia e Jesus, sabendo que seus familiares o procuram ,argumenta : “Quem é a minha mãe? Quem são os meus irmãos?
Estaria Jesus repudiando os seus?
Maria, no entanto, entende a lição do filho que eatá ali a proclamar a família universal e, humildemente, volta a Nazaré. Continua em sua pequena casa, entregue às orações, esperando um sinal que lhe indicaria o momento de juntar-se novamente ao filho.
Jesus segue para Jerusalém. A notícia de sua chegada espalha-se rapidamente. E uma multidão posta-se à entrada da cidade, enfeitando as estradas com ramos de oliveira, gritando à sua passagem : “Hosanas ao Filho de Davi, ao que vem em nome do Senhor”.
Permanece no templo grande parte do dia e, por todos os meios, os fariseus e os doutores da lei tentam confundi-lo.
Em Jerusalém, Jesus opera muitas curas e ministra grandes ensinamentos combatendo sempre orgulho, a cobiça, a falta de senso de justiça, de misericórdia, de fidelidade e exaltando a caridade e a humildade.
Mais do que nunca, para os fariseus e os príncipes dos sacerdotes, torna-se necessário eliminar Jesus. No palácio do sumo sacerdote Caifás, trama-se a melhor maneira de prendê-lo. Temem atacá-lo durante as pregações, preocupados com a reação do povo. Aproveitando a traição de Judas, prendem Jesus no Jardim do Getsamani.
É sabido que no dia em que Jesus chega às portas de Jerusalém, João, o filho de Zebedeu, o discípulo amado do mestre, mais tarde conhecido como João Evangelista, chega à casa de Maria e, com ele, ela parte ao encontro do filho. Hospeda-se na casa de Joana de Cusa, onde já se encontravam outras mulheres, vindas da Galiléia, acompanhando Jesus. Há quem defenda a tese de que Maria teria acompanhado o filho em todas as suas viagens e pregações, junto com outras piedosas mulheres.
Começam os momentos cruciais da vida de Maria tão tocantemente descritos pelo irmão X, nos livros Boa Nova e Lázaro Redivivo, ambos recebidos psicograficamente por Chico Xavier.
João vem ter com Maria anunciando-lhe a detenção do Mestre. O coração materno enche-se de consternação e a Deus confia suas preocupações e suas súplicas.
João volta poucas horas depois para dizer-lhe agora do encarceramento do Messias. Maria torna às orações. Em prantos, implora o favor do Pai Celestial. Sai, tenta penetrar no cárcere. Não consegue. Vela suplicando entre a angústia e a confiança. Volta João comunicando que Jesus está sendo acusado pelos sacerdotes e Pilatos o enviará a Herodes Antipas.
Maria não pode conter-se. Segue de perto seu filho, multiplica suas rogativas aos céus. Amparada por Maria de Madalena, consegue chegar às vizinhznças do palácio.
Infinita amargura a aguarda. Seu filho amado está envolto num manto vermelho, tendo às mãos, à guisa de cetro, um caniço imundo e, pousada na cabeça, uma coroa de espinhos!...
Que aproximar-se dele. Ele a olha serenamente, induzindo-a à prece. Maria ora, Maria
confia. Não é Ele o escolhido para a Salvação?
Jesus volta à presença de Pilatos para a decisão de seu destino. E Pilatos prefere entregar ao povo o poder de escolha : Jesus, o benfeitor ou Barrabás, o bandido.
O coração materno enche-se de novas esperanças. A multidão, porém, pede a crucificação de Jesus.
O Mestre caminha para o Calvário. Maria vê seu filho vergado ao peso da cruz. Ela o segue. Ouve as batidas do martelo sobre os cravos, rasgando-lhes as carnes. Vê seu filho erguido no alto da cruz. Posta-se com João aos pés do madeiro.
Alma dilacerada, Maria ouve a voz de Jesus, recomendando- a aos cuidados de João que, amorosamente a enlaça : ---“Mãe, eis aí o teu filho”. ---“Filho, eis aí a tua mãe”.
Inerte, pende a cabeça do Mestre. Misteriosa força sustém Maria. Sim, Jesus é seu filho, todavia, antes de tudo, é o Mensageiro de Deus.
Contemplando-o, repetiu suas inesquecíveis afirmações feitas a Gabriel : ---Eis aqui a serva do Senhor. Cumpra-se em mim, segundo a tua palavra.
Por muito tempo permanece ali com João, em preces silenciosas. Jesus é retirado da cruz.
Jesus ressurge do túmulo ante Maria Madalena, a renovada; mostra-se a dois discípulos na estrada de Emaús que só o reconhecem ao partir do pão; aparece a portas fechadas, junto aos discípulos, plenamente materializado. Pedro registra-lhe a presença junto ao lago do Tiberíades. Materializa-se diante de quinhentas pessoas na Galiléia. Busca Paulo na estrada de Damasco. Visita Ananias a dizer-lhe que socorra Paulo.
Maria recolhe-se em Batanéia, na casa de parentes, por pouco tempo. João vem buscá-la , leva-a para Éfeso e a instala em pequena casa, fora da cidade, com vista para o mar. Será por ela o filho desvelado; receberá dela o carinho e o calor maternal.

Nenhum comentário: