domingo, outubro 07, 2007

TEMAS PARA REFLEXÂO

Carlos Scliar

Trago-lhes hoje um breve tema para reflexão. Contribuição de um companheiro de fé que já tem marcado presença neste sítio. Leiamos, então, o texto intitulado


NEGAÇÃO E AFIRMAÇÃO

Felinto Elízio Duarte Campelo
“E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente”.(Mateus 26 : 75)
Somos ainda espíritos frágeis, imperfeitos e, apesar dos bons propósitos, falimos na hora de testemunhar nossa fé.
Quais novos Pedros, após cada fracasso, choramos desalentada e amargamente nossas quedas.
Convém, entretanto, refletir acerca da vida do grande apóstolo depois da triste ocorrência verificada na casa do sumo sacerdote Caifás.
Pedro não se quedou lamuriante como um vencido; reuniu forças, encarou o desafio e entregou-se de corpo e alma ao serviço do Mestre Jesus seguindo-lhe as pegadas, constituindo-se num verdadeiro baluarte na propagação do cristianismo.
Sigamos o exemplo do Apóstolo Pedro, transformando a NEGAÇÃO de hoje em valorosa e inolvidável AFIRMAÇÃO de veros discípulos do Cristo, encetando desde já a nossa caminhada ao encontro do Senhor, enfrentando com bravura todas as dificuldades que o mundo impõe, sustentados pela fé, protegidos pela vigilância, amparados pela oração como nos recomenda Jesus.



E tenho mais este belo presente: um texto psicografado pelo inesquecível Chico Xavier.

LUGAR PARA ELA

Todos nós precisamos da verdade, porque a verdade é a luz do espírito, em torno de situações, pessoas e coisas; fora dela, a fantasia é capaz de suscitar a loucura, sob o patrocínio da ilusão. Entretanto, é necessário que a caridade lhe comande as manifestações para que o esclarecimento não se torne fogo devorador nas plantações da esperança.

Todos nós precisamos da justiça, porque a justiça é a lei, em torno de situações, pessoas e coisas; fora dela, a iniqüidade é capaz de premiar o banditismo, em nome do poder. Entretanto, é necessário que a caridade lhe presida as manifestações para que o direito não se faça intolerância, impedindo a recuperação das vítimas do mal.

Todos nós precisamos da lógica, porque a lógica é a razão em si mesma, em torno de situações, pessoas e coisas; fora dela, a paixão é capaz de gerar o crime, à conta de sentimento. Entretanto, é necessário que a caridade lhe inspire as manifestações, para que o discernimento não se converta em vaidade, obstruindo os serviços da educação.

Todos nós precisamos da ordem, porque a ordem é a disciplina, em torno de situações, pessoas e coisas; fora dela, o capricho é capaz de estabelecer a revolta destruidora, sob a capa dos bons intentos. Entretanto, é necessário que a caridade lhe oriente as manifestações para que o método não se transforme em orgulho, aniquilando as obras do bem.

Cultivemos a verdade, a justiça, a lógica e a ordem, buscando a caridade e reservando, em todos os nossos atos, um lugar para ela, porquanto a caridade é a força do amor e o amor é a única força com bastante autoridade para sustentar-nos a união fraternal, sob a raiz sublime da vida, que é Deus.

É por isso que Allan Kardec, cônscio de que restaurava o Evangelho do Cristo para todos os climas e culturas da Humanidade, inscreveu nos pórticos do Espiritismo a divisa inolvidável, destinada a quantos lhe abraçam as realizações e os princípios: Fora da caridade não há salvação.

(Estude e Viva
. - FEB - Francisco C. Xavier, Waldo Vieira. Pelos Espíritos: Emmanuel, André Luiz. Pág. 123/124)

Não há ponto final para o amor.
Amor é vida e a vida é eternidade. (Idem. Pág. 125)