segunda-feira, dezembro 01, 2014

 

RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS   Capítulo VI   Itens de 7 a 13

Retomemos o assunto que nos ocupou no post anterior e o complementemos com considerações sobre os mistérios ocultos aos ‘sábios e prudentes’.
São de Jesus estas palavras: “Eu vos rendo glória, meu Pai, Senhor do céu e da Terra, por haverdes ocultado essas coisas aos sábios e aos prudentes e por as ter revelado aos simples e aos pequenos”.
Talvez pareça estranho que Jesus renda graças a Deus por ter revelado essas coisas aos ‘pobres de espírito’, ou seja, aos simples e aos pequenos e de tê-las ocultado aos ‘sábios e aos prudentes’ com maiores condições para entendê-las.
É importante perceber que os humildes não se creem mais importantes do que ninguém, enquanto os sábios, considerados de sua ciência, julgam-se ‘prudentes’, tratando Deus em pé de igualdade, quando não o negam. Daí, Deus deixar para eles a tarefa de descobrir os segredos da Terra , passando a revelar aos mais simples os mistérios do céu.
O mesmo sucede hoje com o Espiritismo, aberto aos que procuram a boa fé,  com humildade, e  reticente aos que imaginam Deus feliz  em seu entorno, provando que existe.
A força de Deus reluz nas pequenas e nas grandes coisas abundantemente. Cegos são os que não a enxergam. Deus, que não age pela força, tem, porém, suas condições. Percebe que são espíritos ainda não maduros para compreendê-lo nem para senti-lo. O orgulho os cega, eles não podem distinguir a luz. Como médico incontestável, corrige primeiro o orgulho, sem abandoná-los, por saber que haverá um momento em que eles descobrirão a verdade. Mas ele quer que isso se dê por vontade própria e espera o instante em que vencerão a incredulidade e se lançarão a ele como filhos pródigos.
A partir daqui, temos um texto instrutivo que fala de orgulho e de humildade pelo Espírito do bispo Adolfo, de Argel,  e outro  sobre a missão do homem inteligente na Terra, pelo Espírito de Ferdinando, de Bordéus.
Bom que fossem lidos na íntegra. Vocês terão acesso fácil a eles em qualquer edição de O EVANGELHO DE JESUS SEGUNDO O ESPIRITISMO, de Allan Kardec, finalizando o sexto capítulo. De qualquer maneira, deixo aqui uma passagem de cada texto, à guisa de ilustração.
“Abre os olhos à luz: eis as almas daqueles que não estão mais na Terra que veem te chamar aos teus verdadeiros deveres; elas te dirão, com a autoridade da experiência, quanto as vaidades e as grandezas da tua passageira existência são pouca coisa perto da eternidade; elas te dirão que lá é o maior quem foi o mais humilde entre os pequenos deste mundo; que aquele que mais amou seus irmãos é também aquele que será mais amado no céu; que os poderosos da Terra, se abusaram de sua autoridade, serão reduzidos a obedecer aos seus servidores; que a caridade e a humildade, enfim, estas duas irmãs que se dão as mãos, são os títulos mais eficazes para se obter graça diante do Eterno” (Adolfo, bispo de Argel, Marmande,1862).
“A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada; se todos os homens dotados se servissem dela, segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil para fazer a humanidade avançar; infelizmente, muitos fazem dela um instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as outras faculdades e, entretanto, não lhe faltam lições para adverti-lo de que uma poderosa mão pode lhe retirar aquilo que ela mesma lhe deu,” (Ferdinando, Espírito protetor, Bordéus, 1862).