sábado, fevereiro 15, 2003

Oops!!!
Um pedaço de período ficou inexplicavemente repetido no final do trecho, antes de "posted by"...Não o considerem. Alguma interrupção na digitação pode ter causado o defeito, já ocorrido em outro post. Minhas desculpas.
Vou repassar pra vocês um artigo de O Semeador de 10 / 02 / 03, assinado por uma amiga muito querida - Leda Maria Flaborea.

Bem-aventurados os aflitos : A justiça das aflições

Quando Deus nos enviou Jesus, pretendia Ele, certamente, colocar em nossos corações e em nossas mentes o entendimento de Suas Leis através dos ensinos do Mestre.
Buscava Ele, através de Jesus, um guia seguro para nossa caminhada em direção ao Seu amor que é, afinal, o destino de todos os homens. Assim, conhecendo nossas necessidades e aflições, enviou Seu Filho amado para traçar, para nós, as diretrizes de nossa evolução, de forma a nos sentirmos consolados e amparados. E Jesus cumpriu à risca as orientações recebidas, pois cada palavra sua vinha e vem impregnada da força amorosa que convida todos a refletir e a meditar sobre as dificuldades e os pesares que envolvem nossa trajetória terrena.
É muito difícil para nós ainda meditarmos sobre os ensinamentos evengélicos, pois nos encontramos, neste momento evolutivo, presos às coisas da matéria e, por essa razão, muitos de nós entendemos Deus possuindo dois pesos e duas medidas. Senão, vejamos : todas as vezes que nossas dificuldades nos pesam, achamos que Ele é injusto, porque consideramos nosso sofrimento maior que o de outras pessoas. Acreditamos não merecer tantas aflições, pois nada fizemos para atravessar a vida dessa maneira; mas, ao contrário, se nosso pesar é mais leve que o dos outros, acreditamos que Deus seja justo, pois, se o outro sofre, certamente deve merecer.
Estabelece-se, assim, uma imagem de Deus à semelhança do homem. Do homem que privilegia uns, em detrimento de outros, que é parcial e age por capricho. Do homem que não percebe que, se Deus é justo para consigo, o é para todos e que se Ele é bom para o outro, também não o é para si. E, se Deus é todo Bondade e Justiça - sem essas perfeições infinitas não seria Deus - então, a causa de cada sofrimento, seja pequeno ou grande, também é justa.
O que dificulta nosso entendimento é não conhecer, muitas vezes, a razão de nossas aflições. Quando, porém, aceitamos os desígnios do Criador como necessários ao nosso progresso moral e intelectual, vamos em direção a esse Sol que nos ilumina e aquece, como as aves migratórias que abandonam as regiões mais frias e, intuitivamente, buscam o calor e o aconchego de regiões ensolaradas. Assim somos em relação ao Pai.
Dentro de nós, sentimos a necessidade de buscá-LO e vivenciar Seu Amor através de Cristo. Às vezes, demoramos um pouco mais que os outros a compreender e iniciar, com vontade firme, determinação e perseverança diante dos obstáculos que nos chegam, essa caminhada. Todavia, não importa o quanto demoraremos para chegar, pois, querendo ou não, chegaremos a Ele.
Jesus nos alertou que somente por Ele chegaríamos ao Pai quando disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Contudo, acreditamos que o nosso maior obstáculo à compreensão dessa advertência é o fato de que ainda estamos esperando que o Mestre venha ao nosso encontro para nos carregar nos braços. E, enquanto nos perdemos na condição de crianças, aguardando que alguém nos erga dos tombos que levamos, o amigo de todas as horas espera que cresçamos e caminhemos em sua direção.

Fonte : O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo V, itens 1 a 3. E- mail : ledaflaborea@ig.com.br


Agradeçamos à Leda a elucidação do trecho evangélico e desejemos que sua inspiração nos brinde com outros trabalhos tão bons como este .


Que a paz de Jesus se instale em nossos corações, conduzindo-nos a uma vida mais rica em boas ações e em atos caridosos.
Até o próximo encontro.











































































































































Estabelece-se assim uma imagem de Deusmerecer.

domingo, fevereiro 09, 2003

Hoje é domingo. Um pouco de lazer, um pouco de repouso, um pouco de reflexão e prece para "escorar" a vindoura semana de trabalho e preocupações.
Dentre as sábias lições de Emmanuel, destaco esta:

b>O Grande Servidor

"Sim, estou entre vós como quem serve"
Jesus (Lucas 22:27)

Sim, o Cristo não passou entre os homens como quem impõe.
Nem como quem determina.
Nem como quem governa.
Nem como quem manda.
Caminhou na Terra à feição do servidor .
Legou-nos o Evangelho da Vida, escrevendo a epopéia no coração das criaturas.
Mestre, tomou o próprio coração para sua cátedra.
Enviado Celestial, não se detém num trono terrestre e aproxima-se da multidão para auxiliá-la.
Fundador da Boa Nova, não se limita a tecer-lhe a coroa com palavras estudadas, mas estende-a e consolida-lhe os valores com as próprias mãos.
A prática é o seu modo de convencer.
O próprio sacrifício é o seu método de transformar.
Aprendamos com o Divinino Mestre a ciência da renovação pelo bem.
E modificar a nós mesmos para a vitória do bem, elevando pessoas e melhorando situações é servir sempre como quem sabe que fazer é o melhor processo de aconselhar."

Pelo Médium Chico Xavier

A prece que ofereço hoje:

Prece do Entendimento

Agradeço as bênçãos que me deste, sem que eu soubesse compreendê-las.
Roguei-te paz e me enviaste as tribulações que me tumultuaram o recanto de ação, compelindo-me a lutar, por dentro de mim. para asserenar aqueles que me cercam e, somente após reconhecê-los traqüilos, é que notei a paz de todos eles habitando-me o coração.
Supliquei-te defesa e determinaste que forças contrárias ao meu reconforto me atingissem o espírito e o ambiente em que me encontro, obrigando-me a longo esforço para criar refúgio e apoio para quantos me confiaste ao amor; e, apenas depois de observá-los felizes, é que reconheci comigo a alegria de todos eles em forma de segurança.
Obrigado, Senhor, porque não me doaste aquilo de que eu precisava, segundo as minhas requisições e, sim, de acordo com minhas necessidades.
E agradeço, ainda, porque me mostraste, sem palavras, a significação do ensino que transmitiste ao apóstolo da humildade :
"É dando que se recebe"

Meimei / Chico Xavier do livro "Deus Aguarda"


Devidamente refeitos, descansados da rotina e sob os efeitos da contemplação e da prece, entremos em mais uma semana de
trabalho e produção - bênção que temos que agradecer continuamente nesses dias tão difíceis.
Paz, muita paz interior.