sábado, novembro 01, 2014

RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS Capítulo VII Itens 1 a 6



RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS    Cap. VII   Itens  1 / 6

      

    

     “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”.  A expressão ‘pobres de espírito’ pode nos deixar momentaneamente confusos, mas é fácil explicá-la. Jesus chamava de ‘pobres de espírito’ as pessoas sem humildade e não as desprovidas de conhecimentos. Daí, ele afirmar que o reino dos céus é dos humildes e não dos pretensiosos. Homens que deteem um nível de cultura alto tendem a se encastelar em sua sabedoria e se sentirem em posição privilegiada. Negando a importância das coisas fora das ciências , chegam  ao exagero de negarem a divindade , subtraindo-lhe a ação providencial sobre as coisas deste mundo,  considerando-se , enfim, capazes de governá-lo  com a força de seus conhecimentos científicos. Julgando-se aptos a tudo compreenderem, não creem na possibilidade daquilo que não entendem. Recusam-se a admitir o mundo invisível e um poder extra-humano, cedendo ao orgulho que os anima e que não admite a idéia de uma coisa acima da qual não se podem se colocar. Daí, o desdenho pelas coisas que não são visíveis ou tangíveis. Acreditam que esse tipo de assunto é próprio para pessoas simplórias, que eles denominam ‘pobres de espírito.’ Será preciso  entrarem , como os outros, nesse mundo invisível para entenderem e reconhecerem seu erro. Jesus, ao dizer que o reino dos céus é para os simples, quer dizer que ninguém nele é admitido sem a simplicidade de coração e humildade de espírito, o que equivale a dizer que o ignorante que se apresente com essas qualidades será preferido ao sábio que crê mais em si que em Deus. Isso significa que Jesus coloca a humildade entre as virtudes que mais nos aproximam de Deus e o orgulho entre os vícios que mais nos distanciam dele. Realmente, a humildade é um ato de submissão a Deus e o orgulho é uma espécie de revolta contra ele.


TODO AQUELE QUE SE ELEVA SERA REBAIXADO


      A essa altura, os seguidores de Jesus, curiosos, perguntaram-lhe: Quem é maior no reino dos céus? Como resposta, Jesus apresentou-lhes uma criança e lhes disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes, e se não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. Todo aquele que se tornar pequeno como uma criança terá melhor lugar no reino celeste, e todo aquele que receber em meu nome uma criança é a mim que recebe. Nessa ocasião, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus dois filhos e o adorou, mostrando seu empenho em pedir-lhe algo. Ao receber consentimento, ela externou seu apelo: a ordem de Jesus para que seus dois filhos tivessem assento em seu reino, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Ao que Jesus respondeu: Isso será para aqueles que meu Pai tenha preparado. Diante da reação dos apóstolos aos dois irmãos, Jesus chamou-os a si e os exortou: O filho do homem não veio para ser servido, mas, mas para servir e dar sua vida pela redenção de muitos.
      
      Num dia de sábado, Jesus entrou na casa de um dos principais Fariseus para  tomar sua refeição, sob a observação dos que estavam no recinto. Considerando como os convivas escolhiam os primeiros lugares, ele lhes propôs a seguinte parábola:  Convidados para bodas, não tomeis nelas o primeiro lugar, temendo que se encontre entre os convidados uma  pessoa mais considerada que vós, e que aquele que vos tiver convidado não vos venha dizer: Dai o vosso lugar a este, e que então estejais diminuído em vos dirigir com vergonha ao último lugar. Quando fordes convidados, ide vos colocar no último lugar a fim de que, quando aquele que vos tiver convidado vier, vos diga: Meu amigo, subi mais alto. E então isso será um motivo de glória diante daqueles que estarão à mesa convosco, porque todo aquele que se eleva será rebaixado, e todo aquele que se rebaixa será elevado.
Do princípio da humildade advém essa máxima que Jesus insiste em colocar como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do Senhor: Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. Jesus escolhe a figura de uma criança para modelo da simplicidade de coração e afirma que será o maior no reino dos céus aquele que não se mostra em plano superior e se fizer pequeno como uma criança, ou seja, quem não tiver nenhuma veleidade de superioridade ou de infalibilidade.
Essa verdade fundamental está expressa nas seguintes máximas: Que aquele que quiser tornar-se o maior, seja vosso servidor e Todo aquele que se rebaixa será elevado e todo aquele que se eleva será rebaixado.

     O Espiritismo vem sancionar a teoria pelo exemplo, mostrando grandes no mundo espiritual aqueles que eram pequenos na Terra e quase sempre pequenos os que nela eram poderosos , dependendo do que levam  consigo ao se desprenderem do corpo que habitavam: virtudes que lhe são inerentes ou bens materiais que permanecem onde foram adquiridos.


     Enfim, nas reencarnações sucessivas: aqueles que foram grandes numa encarnação podem voltar rebaixados na seguinte se foram dominados pelo orgulho e pela ambição. Cresçamos na vida conservando a modéstia, o olhar complacente e a determinação em ajudar o ‘outro’ e teremos nosso pedacinho de céu de acordo com o nosso merecimento.


        Finalizemos nosso encontro de hoje com o espírito em regozijo e cheio de esperanças, ouvindo as lindas músicas que colhi no youtube para vocês. Boa jornada este mês. Até dezembro.  (Rolem um pouco abaixo  e encontrem a playlist,ok?)