domingo, maio 16, 2004

No resumo de hoje, ainda sobre Comunicação com o Mundo dos Espíritos, vejamos alguns esclarecimentos adicionais.
As manifestações dos Espíritos são de duas naturezas: efeitos físicos e comunicações inteligentes.
Os efeitos físicos são fenômenos materiais como movimentos, ruídos, transporte de objetos e coisas similares. As comunicações são a troca de pensamentos através de sinais, da palavra e da escrita.
Nas comunicações,podemos receber mensagens de todo gênero: amigáveis, sérias, justas ou más, injustas, levianas, de acordo com o tipo de Espírito que as transmite. Podem ser palavras de sabedoria, de bons alvitres se vêm de Espíritos em franco progresso; podem ser palavras de desconforto, de desamor, de desejos maléficos se vêm de Espíritos ainda atrasados, antes de tomarem consciência de sua condição e começarem a se modificar para melhor.
Este fato nos chama a atenção para uma situação fácil de ocorrer: não podemos tomar como resposta a uma questão a opinião de um Espírito qualquer. Ele dará sua própria opinião que poderá ser justa ou errônea, dependendo de seu adiantamento na escala do progresso espiritual. É preciso conhecer o caráter do Espírito que se relaciona conosco.
Para fazer este reconhecimento, torna-se necessário, observar-lhe a linguagem. Nos bons Espíritos, a linguagem é lógica, despida de preconceitos, isenta de contradições. Nos Espíritos inferiores, nota-se a abundância de palavras ocultando a ausência de idéias. Neles, o horizonte moral é limitado, a perspicácia restrita, tendo das coisas uma idéia às vezes falsa, o que pode nos induzir a erros. Já os espíritos adiantados só se ocupam de comunicações que nos orientem e instruam.
Um ponto que deve ser muito bem esclarecido refere-se à nossa postura ao pretendermos entrar em comunicação com os Espíritos. Devemos estar tranqüilos, concentrados conscientes de que eles são as almas dos homens e, portanto, não temos o direito de fazer de seu trabalho uma razão de divertimento.
Além disso, os Espíritos são livres e só se comunicam quando querem, com quem desejam falar e se suas ocupações não os impedem de se manifestarem. Os Espíritos sérios não se prestam a responder a perguntas fúteis, a pessoas que não tenham a intenção de se instruir. Esse tipo de frivolidade só atrai Espíritos levianos que não perdem a ocasião de mistificar, de ludibriar.
Temos o dever de esclarecer aos que são estranhos à ciência que, para a comunicação com os Espíritos, não há dias, horas e lugares mais propícios ou menos propícios, como não existem palavras sacramentais, nem iniciação, nem sinais materiais para atraí-los, bastando unicamente o pensamento. Os médiuns recebem as comunicações naturalmente como se fossem ditadas por uma pessoa viva.
O emprego de meios excêntricos e accessórios fantasiosos pertencem ao universo do charlatanismo.
?O apelo aos Espíritos faz-se em nome de Deus, com respeito e recolhimento; é a única coisa que se recomenda às pessoas sérias que desejem entrar em relação com espíritos sérios.?




EM PAZ

Emmanuel

Deus determinou seja o céu decorado de azul aos nossos olhos para que a tranqüilidade nos abençoe. Guarda-te em paz. Deus está contigo.

Francisco Cândido Xavier - Livro Antologia da Criança




BEZERRA DE MENEZES

Casimiro Cunha

Aqui - plantando o bem que Deus ensina,
Dando exemplos de amor aos desumanos;
Ali - curando o enfermo, e aos vis tiranos
Mostrando sempre de outros maus a sina...

Passaste a vida assim, tanto aos humanos
Como aos falsos pregando a sã doutrina
Da eterna lei do amor que a Voz Divina
Plantou na Terra há mil e tantos anos...

E hoje em sonhos, à noite, nos espaços
Azuis e intermináveis te contemplo,
Sorrindo de Jesus nos puros braços,

E ouço uma voz dizer no eterno templo:
Feliz aquele que seguir-lhe os passos,
Feliz aquele que seguir-lhe o exemplo.

Fonte: Vida e Obra de Bezerra de Menezes, Sylvio Brito Soares, FEBA Luz de Damasco