sábado, maio 01, 2004

Dos Princípios da Doutrina Espírita

Acho que é interessante começar uma revisão dos princípios da Doutrina Espírita para que tenhamos uma exata compreensão dos textos de temática espírita que normalmente são publicados aqui, neste sítio. Para isso, vamos recorrer ao livro de Allan Kardec O que é o Espiritismo.

O espírito é a alma despida de seu invólucro corporal. Quem entende que a alma sobrevive ao corpo tem que obviamente admitir a existência do espírito.
Está errado aquele que pensa em espíritos como os fantasmas que povoam as histórias sobrenaturais.

Ao corpo em vida está unida a alma: o primeiro invólucro é pesado, perecível; o segundo é fluídico, imperecível e se denomina perispírito.

Assim, aprendemos que “Há no homem três elementos essenciais:
1º – A alma ou Espírito, princípio inteligente em que residem o pensamento, a vontade e o senso moral.
2º - O corpo, invólucro matérial que põe o Espírito em relação com o mundo exterior;
3º - O perispírito, invólucro fluídico, leve, imponderável, servindo de laço e de intermediário entre o Espírito e o corpo.”

Quando o corpo não tem mais condições de se manter, morre, e o Espírito o deixa como se deixa uma vestimenta que já não serve.
Assim, a morte é apenas a destruição do corpo que a alma abandona conservando, porém, seu perispírito.
Desembaraçado o Espírito do corpo que o prendia à Terra, resta-lhe só seu corpo etéreo que lhe permite percorrer o espaço com a rapidez do pensamento.

Daí se depreende que : alma + perispírito + corpo = homem ; e alma + perispírito = Espírito.

Os espíritos são dotados de todas as percepções que tinham na terra, porém em grau mais elevado, porque suas faculdades já não estão atreladas ao corpo material que as amortece.
Eles estão em toda parte, observando-nos; desempenham um papel relevante no mundo moral e até mesmo no físico, enfim, são considerados uma força da natureza.
Outrossim, os espíritos conservam as afeições que tinham na Terra e se sentem atraídos pelos sentimentos que lhes dedicam.

Nesta linha de considerações, podemos dizer que “O Espiritismo tem por fim demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz, seu futuro; em suma, o conhecimento do Mundo Espiritual".

Resumiremos, no próximo encontro, o que diz Kardec sobre Comunicação com o Mundo Invisível. Até lá.

Para finalizar o encontro de hoje, deixo aqui um pensamento tirado de “Os Prazeres da Alma", de Francisco do Espírito Santo Neto / Hammed:

"Para estarmos em plena liberdade, precisamos nos soltar, fluir pelos ritmos da vida. Muitas vezes, é no ato de perder que encontramos a razão da própria existência".