domingo, maio 18, 2003

Hoje, trago uma grata novidade. Consegui um auxiliar esplêndido, irmão em dobro, que me vai produzir um artigo por post. Vocês devem estar estranhando a expressão "irmão em dobro". Facilmente explicável: meu irmão de sangue e de fé.
Para comemorar, comecemos pelo artigo de meu colaborador:

Espiritismo é isso aí

Felinto Elízio Duarte Campelo

Em reunião no Núcleo de Estudos Espíritas André Luiz, em Maceió – Al., apreciavam-se diversas definições dadas à Doutrina dos Espíritos.
Entre outras, foram citadas:
1) “O espiritismo é a materialização da promessa do Cristo”;
2) “O espiritismo é o cristianismo redivivo em sua pureza e simplicidade”:
3) “O espiritismo é doutrina de amor baseada no Evangelho e na ciência”;
4) “Doutrina de amor e luz, ciência, fé e consolação prometida há dois mil anos por Jesus, diretriz da humana perfeição”;
5) O espiritismo é a sementeira de paz, de amor, de fraternidade e de absoluta fidelidade ao Evangelho;
6) O espiritismo é a doutrina que prova, à luz da razão e dos fatos, que a morte não existe e que a vida continua palpitante numa incessante marcha até o aperfeiçoamento do espírito.

Analisemos os conceitos acima expendidos buscando em suas essências o entendimento exato do que significa o espiritismo para a humanidade:
1) Por que materialização da promessa do Cristo?
No Evangelho, está explicita a promessa de Jesus (João 14:16-17 e 26): “E eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará um outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco. O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo”.
No tempo aprazado, ou seja, quando a humanidade estava amadurecida moral e intelectualmente, o Espírito de Verdade veio cumprir a promessa de Jesus trazendo, via manifestações mediúnicas, àqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir, a mensagem de esclarecimento, de consolação, de amor e paz e de conforto espiritual. Veio ensinar o que Jesus, na época, não pudera dizer e relembrar o que o homem esquecera ou lhe modificara o sentido no transcorrer dos séculos.
O espiritismo é o Consolador prometido.
2) Por que cristianismo redivivo?
Em sua origem, o cristianismo era singelo, não adotava pompas, liturgias, paramentos, hierarquia sacerdotal. Com o tempo e a adesão de outros povos, o cristianismo foi incorporando usos, costumes, rituais, idolatrias, dogmas, mistérios estranhos e inadequados à simplicidade e pureza dos ensinamentos de Jesus. Aconteceu um desvirtuamento progressivo da doutrina de amor e paz, culminando na Idade Média com o advento da Inquisição que, por tantos séculos de trevas, infelicitou a humanidade.
Coube ao espiritismo restaurar a limpidez da doutrina cristã e cultuar Deus em Espírito e Verdade, diferenciado dos moldes e apelos materiais.
3) Por que doutrina de amor baseada no Evangelho e na ciência?
Os lemas “Fora da igreja não há salvação” e “Fora da verdade não há salvação”, ambos exclusivistas e intolerantes foram contraditados pela afirmação kardequiana: “Fora da caridade não há salvação”, pensamento este universalista que derruba as barreiras separativas dos credos e dos preconceitos.
A caridade é uma manifestação do amor. O espiritismo é, portanto, doutrina de amor assentada em três robustos esteios: CIÊNCIA, FILOSOFIA, RELIGIÃO.
Em seu aspecto religioso, a doutrina busca na moral do Evangelho as lições e os meios de melhoria e aperfeiçoamento espiritual do homem.
Como filosofia que é, detém-se na análise do porquê da vida, da morte, da reencarnação.
É uma ciência que investiga e identifica as leis a que se submete o mundo material, estuda e constata as nuanças do plano espiritual e o seu relacionamento com o plano material através da mediunidade.
4) Por que doutrina de amor e luz, ciência, fé, consolação prometida por Jesus e diretriz da humana perfeição?
A Doutrina dos Espíritos fundamenta seus princípios e ética na moral cristã contida no Evangelho - é, conseqüentemente, doutrina de amor, e amor é luz nas almas.
Seus postulados são verdades experimentadas e comprovadas cientificamente, o que oferece aos seus profitentes a fé raciocinada. Allan Kardec pontificou: “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão em todas as épocas da humanidade“.
A doutrina explica cabalmente o porquê da vida, de onde viemos, para onde iremos, as causas e a necessidade da dor. É consoladora por excelência e nos mostra Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida, rumo seguro para o espírito alcançar a pureza.
5) Por que sementeira de paz, de amor, de fraternidade e de fidelidade ao Evangelho?
Diferentemente de outras confissões religiosas, nossa doutrina não divide a humanidade em criaturas de Deus e filhos de Deus, ao contrário, prega que todos somos filhos de Deus, com os mesmos deveres e direitos, convocados à comunhão fraterna.
Ao convocar os homens à confraternização, o espiritismo semeia os sentimentos de amor e paz por absoluta fidelidade ao Evangelho.
A paz, o amor, a fraternidade universais, a obediência aos preceitos compreendidos no Evangelho são metas a serem alcançadas pelo espiritismo.
6) Por que o espiritismo prova que a morte não existe e que a vida continua?
A doutrina vale-se de fatos atestados pela ciência e que não agridem a razão para mostrar que o túmulo não é o fim de tudo, nem uma porta encantada para as eternas delícias de uma contemplação ociosa, nem tampouco um salto no despenhadeiro fumegante do inferno odioso e inconciliável com a idéia de um Deus magnânimo. É, sim, o recomeço e continuação da verdadeira e definitiva vida - a espiritual - na busca da perfeição.

O espiritismo é isso aí, doutrina bendita e consoladora que nos aponta a grandeza e justiça divina e que nos revela que todos somos filhos de Deus e que ninguém é deserdado do bem supremo.
Cada Núcleo, cada Grupo, cada Centro Espírita é uma casa de assistência aos sofredores, um hospital para tratamento dos enfermos do corpo e da alma, uma escola que ensina os princípios da moral cristã e consolida os conhecimentos adquiridos pelo exercício da caridade e da solidariedade humana, um templo de fé e oração fundamentado na rocha da razão, erigido com as pedras dos ideais nobres e a argamassa do amor e decorado com o remate da simplicidade.

@@@@@@@@@@@@

Com colaboração, a tarefa que pretendo realizar torna-se mais interessante. Mais uma voz, pontos de vista sob diferentes enfoques. Falei em tarefa, mas não sei se posso dar essa qualificação ao contato que tenho mantido com vocês aqui. Pretendi uma conversa despretensiosa e cordial sobre assuntos atinentes à esfera releigiosa, onde qualquer pessoa, de qualquer religião, pudesse se expressar e debater pontos comuns às doutrinas existentes. Não logrei alcançar este objetivo. A proposta continua de pé. É uma forma de nos mantermos atualizados em matéria de religião.

@@@@@@@@@@

Uma prece agora cai bem. A gente sempre tem o que agradecer a Deus.

ORAÇÃO

POSSA HOJE A PAZ HABITAR DENTRO DE TI. CONFIA E RECONHECE QUE ESTÁS
EXATAMENTE ONDE DEUS TE QUER, NESTE MOMENTO. NÃO TE ESQUEÇAS NUNCA
DAS INFINITAS POSSIBILIDADES QUE NASCEM DA FÉ.
QUE POSSAS SEMPRE USAR EM FAVOR DO TEU IRMÃO OS DONS QUE RECEBESTE E MULTIPLICAR
INFINITAMENTE O AMOR QUE TE FOI DADO. CONTENTA-TE POR
SABERES QUE ÉS UM FILHO DE DEUS.

PERMITE QUE A TUA PRESENÇA PREENCHA TODO O TEU SER E DÁ À TUA ALMA A
LIBERDADE DE CANTAR, DANÇAR E AQUECER-SE AO SOL...
QUE ESTÁ AÍ PARA TODOS E CADA UM DE NÓS.

Oração recebida da irmã Leda Flaborea, sem indicação de autoria.

@@@@@@@@@@

Voltaremos breve.





.