sexta-feira, agosto 29, 2014

RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS Capítulo VI Itens 1a 5




     


 Do artista Sérgio Prata , ANJO (a frio, pigmentos fosforescentes, filtro fluorescente)


 RECAPITULANDO  
 O  EVANGELHO  DE  JESUS      

Capítulo VI    Itens  1 a 5



     
 Entramos hoje no sexto capítulo, com CRISTO CONSOLADOR , comentando seu jugo leve e sereno: “Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós, e aprendei de mim que  sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas, porque meu jugo é suave e meu fardo é leve.”
          Durante a existência terrena, tudo o que sofremos , como dores corporais, dores íntimas, decepções, angústias, perda de entes amados, absolutamente tudo encontra lenitivo  na fé no futuro, na confiança na justiça de Deus, que o Cristo, seu Filho, veio ensinar aos homens.  Aqueles que não esperam nada depois desta vida, os que duvidam do que lhes é transmitido, os sem fé não conseguem receber com destemor os sofrimentos que os atingem e não divisam nenhuma esperança no horizonte. Isso levou Jesus a dizer: ”Vinde a mim todos vós que estais fatigados e eu vos aliviarei”.
          Jesus apenas coloca um limite à sua assistência aos aflitos: a observância da lei instituída, salientando que “seu jugo é leve e sua lei é suave porque exigem por dever o sentimento do AMOR e da CARIDADE”.

                                              
                                           O CONSOLADOR PROMETIDO


          Jesus  costumava falar a seus ouvintes que, já que o amavam, seguissem seus mandamentos e ele pediria ao Pai que providenciasse um outro Consolador permanente – o Espírito de Verdade  - que o mundo do momento não o pode acolher porque não o vê , não o reconhece , mas que os que teem fé o reconhecerão e  o seguirão.
          Em verdade, o mundo ainda não estava maduro para compreendê-lo, mas, aos poucos, essa condição seria atingida e o Espírito de Verdade viria mais tarde para recordar o que o Cristo dissera, para complementar o que Cristo precisou adiar, para recordar o que fora esquecido ou mal compreendido.
E vem o Espiritismo, no tempo ideal, cumprir a promessa do Cristo.  O Espírito de Verdade, presente à sua instituição, conclama os homens à observância da lei e ensina todas as coisas que o Cristo só pudera dizer através de parábolas. O Espiritismo vem, assim.  explicar as palavras de Cristo: “Ouçam os que teem  ouvidos  para ouvir”. Ele vem abrir os olhos e os ouvidos porque vem falar uma linguagem simples, sem alegorias, deixando à mostra a verdade sobre os mistérios até então não desvelados. Ele vem, enfim, trazer uma grande consolação aos deserdados da Terra , a todos os que sofrem, mostrando uma causa justa e um fim útil a todo sofrimento humano.
          Sabemos que o Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados”. Mas como sentir-se feliz em sofrimento e sem saber por que sofre? O Espiritismo vem em socorro, mostrando-lhe que a causa da dor pode estar nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra-lhe também seu objetivo ao considerar que sofrimentos são como crises salutares que levam à cura e representam a depuração que assegura a felicidade nas vidas futuras. O homem passa a compreender que mereceu  o sofrimento por que passou, e acha-o justo , percebendo que esse estado de coisas leva ao progresso, aceitando-o sem lamúrias. Assim, o Espiritismo cumpre o seu papel, aparando-lhe as dúvidas, incutindo-lhes a fé no futuro, fazendo-o enxergar a importância do sofrimento na Terra, em favor de horizontes mais promissores. A expectativa da felicidade que o espera lhe dá a coragem, a resignação e a paciência para concluir seu caminho.
          Desse modo, o Espiritismo transforma em realidade aquilo que Jesus assegurou com relação ao Consolador prometido: o necessário conhecimento das coisas, conhecimento este que faz o homem saber de onde vem. para onde vai e por que se acha neste planeta; a consolação pela fé e pela esperança; e, acima de tudo, o chamamento aos verdadeiros princípios  da lei  de Deus.


          Passemos agora ao momento de lazer . Trouxe novamente aquela menininha da Holanda, AMIRA, que canta como gente grande e que é um amorzinho. E surpresa ! - ela canta  AVE MARIA de Schubert e parece que é Maria Callas (que tinha esta música em seu repertório) cantando. Vocês vão gostar.. É só clicar neste link:

http://youtu.be/FUnrLM vpQLk   (ou no próprio vídeo que vem abaixo)


Amira Willighagen - Ave Maria - for English-speaking viewers