domingo, outubro 12, 2014

RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS Capítulo VI Itens 5 a 8

Deita-se languidamente o Sol num fim de tarde primaveril.
É o pôr do sol do Arpoador 













         










Recapitulando o Evangelho de Jesus
Capítulo VI     Itens 5 a 8





          No post anterior, vimos o advento do Consolador Prometido, como havia sido anunciado por Jesus. Nossa tarefa de hoje é, com base nas instruções de Espíritos superiores,  explicar a mensagem do Espírito de verdade que nos vem falar de amor, aceitação e conciliação e, assim, afastar-nos dos caminhos obscuros. Como sabemos, os homens, em sua volubilidade e insensatez, tendem a desviar-se do caminho amplo e saudável que leva ao reino do Pai e se sentem depois aturdidos nos caminhos da impiedade e do desamor. Nosso Pai não tem a intenção de punir a humanidade pelos seus erros, ele quer que, ajudando-nos uns aos outros, encarnados e desencarnados, contornando juntos as dificuldades, cheguemos a um denominador comum em matéria de troca de atendimentos, adotando sempre a linguagem da cooperação, e que não mais esperemos pela voz dos profetas ou dos apóstolos, mas pela voz dos que não estão mais na Terra  a dizer-nos: Orem e creiam!  “A morte é a ressurreição, e a vida é a prova escolhida durante a qual as virtudes cultivadas devem crescer e se desenvolver...”  Eis o apelo dessas vozes experimentadas que resumem em dois pontos cruciais suas preocupações em relação ao nosso desempenho. E, do guia espiritual que nos fala, fica-nos a seguinte advertência:”Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo. Os erros que nele se enraizaram são de origem humana, e eis que, além do túmulo, que acreditáveis o nada, vozes vos clamam:  Irmãos, nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do Mal, sede os vencedores da impiedade”.   (O ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1860).
       
          De mais um espírito esclarecido aprendemos que devemos elevar nossa resignação ao nível de nossas provas, e que podemos chorar, pois a dor foi sagrada no jardim das Oliveiras, mas que podemos esperar que anjos consoladores compareçam para amenizar nosso sofrimento. Nossa doutrina dissipa o erro das revoltas e nos mostra o objetivo sublime da prova humana. Ele nos deixa a seguinte exortação: “Bebei da fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, para vos lançar um dia livres e alegres no seio d’Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis, e que quer que vós mesmos trabalheis vossa argila, a fim de serdes os artífices de vossa imortalidade” . (O ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1861).
        
          Mais outro espírito iluminado surge em nosso caminho e nos exorta e instrui: que não procuremos por aqui a “força e a consolação porque o mundo não as pode dar. Deus fez aos vossos corações um apelo supremo pelo Espiritismo: escutai-o. Que a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade sejam extirpados de vossas almas doloridas... são esses monstros que vos ferem mortalmente. Que no futuro, humildes e submissos ao Criador pratiqueis sua divina lei. Amai e orai... invocai-o do fundo do coração e, então, ele vos enviará seu filho bem amado para vos instruir ... e vos dizer: Eis-me aqui: venho a vós porque me chamaste”. (O ESPÍRITO DE VERDADE, Bordéus, 1861).
       
         Enfim, mais uma voz vem corroborar com o que já foi dito e repetido: Deus consola os humildes e dá força a quem pede ajuda. Seu poder estende-se por toda parte : a uma lágrima derramada ele oferece um bálsamo - o devotamento e a abnegação contínua, pois elas resumem todos os deveres impostos pela caridade e pela humildade. Um conselho recebido do qual não podemos abrir mão: “O sentimento do dever cumprido vos dará o repouso do espírito e a resignação. O coração bate melhor, a alma se asserena e o corpo não tem mais desfalecimento, porque o corpo sofre tanto mais quanto o espírito está mais profundamente atingido.” ( O ESPÍRITO de VERDADE, Havre, 1863).



          Fim da proposta de hoje . Espero que a leitura leve e alentadora deste fim de capítulo nos abra  a mente e o coração para entrarmos no sétimo capítulo do Evangelho no próximo post.