quinta-feira, novembro 10, 2005


Flowers Oil painting
Classic flower

www.wholesaleoilpainting.com




CONSEQÜÊNCIAS DO ESPIRITISMO

Como vimos anteriormente, nem sempre as revelações de espíritos podem ser tomadas como exatas.
Isto posto, uma pergunta se impõe: para que serve o estudo do Espiritismo?
?Para provar materialmente a existência do mundo espiritual.?
Ora, como o mundo espiritual é formado pelas almas daqueles que viveram, da admissão deste fato resulta a prova da existência da alma e sua sobrevivência ao corpo.
Quando as almas se manifestam, elas nos falam de suas alegrias ou seus sofrimentos de acordo com o modo como viveram a vida terrena, o que nos dá prova das penas e recompensas futuras.
Através da descrição de seu estado e situação, as almas ou Espíritos conseguem retificar as idéias falsas que tinham da vida futura e, principalmente, da natureza e duração das penas.
Provada a existência da vida futura, surge a necessidade de trabalhar o mais possível na breve vida em curso, em proveito da futura, que é indefinida.
Imaginemos um rapaz saído da adolescência sabendo que não passará de vinte e poucos anos. Certamente não trabalhará para o futuro, irá cansar-se à-toa, sem proveito. Mas se ele tiver certeza de que alcançará a velhice, ele vai empenhar-se num trabalho que lhe exija maior esforço mas que lhe garanta o repouso futuro.
Assim acontece com aquele que tem a certeza da vida futura.
A dúvida sobre a continuidade da vida conduz o homem a dar importância demasiada aos bens materiais, o que não raro leva a sentimentos menos dignos como inveja, ciúme, cobiça, muitas vezes dando em questões, processos, guerras, muitos males gerados pelo egoísmo.
Em caso de extremo infortúnio, o homem descrente da vida futura pode lançar mão do suicídio para sanar seus males; ou de ver-se assediado demais e chegar à loucura.
Já o homem bem sucedido, mas também descrente, aposta tudo nos bens materiais, na vida mundana, nas satisfações pessoais, no brilho fácil, na importância dos títulos.
A certeza da vida futura e de suas conseqüências abre novos horizontes. Diante da infinidade e grandeza da vida espiritual, a vida terrena conta muito pouco.
Com a certeza do futuro, o homem espera e resigna-se, enquanto o descrente perde a paciência por não esperar nada do presente.
Uma análise dos que já viveram e evidenciaram que a felicidade futura depende do progresso moral conseguido e do bem praticado na Terra e que o conjunto de desgraças tem a ver com os vícios e más ações imprime nos que estão convictos dessa verdade uma tendência natural para fazer o bem e afastar o mal.
No momento em que a maioria dos homens estiver imbuída desses princípios e praticar o bem, este abaterá o mal no planeta. Não haverá mais discórdia, as instituições sociais serão reguladas tendo como escopo o bem de todos, enfim, entenderão que a lei da caridade tal como o Cristo ensinou é a fonte da felicidade.
?A demonstração da existência do mundo espiritual que nos cerca e de sua ação sobre o mundo corporal é a revelação de uma das forças da Natureza e, por conseqüência, a chave de grande número de fenômenos até agora incompreendidos tanto na ordem física quanto na moral.
Quando a Ciência levar essa nova força até hoje desconhecida retificará imenso número de erros provenientes de atribuir tudo a uma única causa: o materialismo. O conhecimento dessa nova causa nos fenômenos da Natureza será uma alavanca para o progresso, produzirá o efeito da descoberta de um agente inteiramente novo.?
O horizonte da Ciência será mais amplo com o auxílio da lei espírita. Só a demonstração da existência do mundo espiritual conduz forçosamente a uma revolução nas idéias e isto não pode deixar de produzir outra revolução na ordem das coisas.
?O Espiritismo ensina poucas verdades absolutamente novas, ou mesmo nenhuma, em virtude do axioma ? nada há de novo debaixo de Sol.
Só as verdades eternas são absolutas; as que o Espiritismo prega, sendo fundadas sobre leis naturais, existiram de todos os tempos, pelo que encontraremos, em todas as épocas, esses germens que, mediante estudo mais completo e mais atentas observações, conseguiram desenvolver. As verdades ensinadas pelo Espiritismo são antes conseqüências que descobertas.
O Espiritismo não descobriu nem inventou os Espíritos, como não descobriu o mundo espiritual, no qual se acreditou em todos os tempos; todavia ele o prova por fatos materiais e o apresenta em sua verdadeira luz, desembaraçando-o dos preconceitos e idéias supersticiosas, filhos da dúvida e da incredulidade."


Finalizamos aqui a seqüência de resumos dos capítulos de instrução do livro O que é o Espiritismo, de Allan Kardec.
Esperamos que o alvo desejado seja plenamente atingido - facilitar a compreensão do texto original e agilizar a leitura.

Estaremos de volta assim que for possível.