domingo, outubro 02, 2005

Pommes et Oranges, de Paul Cezanne
www.wholesaleoilpainting.com

Vamos ao nosso penúltimo resumo:

Charlatanismo / Identidade dos Espíritos / Contradições.

Como muitos fenômenos, as manifestações espíritas estão sujeitas à exploração de charlatães e prestidigitadores. No entanto, as pessoas que têm conhecimento de causa fazem facilmente a distinção entre a imitação e o fenômeno verdadeiro.
Com destreza e habilidade, há como imitar as manifestações de efeitos físicos e as de efeitos inteligentes vulgares (movimentos, pancadas, transportes, escrita direta, respostas banais etc). Não é a mesma coisa imitar as comunicações inteligentes de longo alcance que demandam intuição pouco comum, superioridade intelectiva, faculdade de improvisação universal.
Os que não têm idéia do que é o Espiritismo, sentem-se inclinados a suspeitar dos médiuns. Só a experiência e o estudo poderão fornecer os meios de se certificarem dos fatos.

A identidade do espírito é uma das dificuldades na prática do Espiritismo. Como no meio dos espíritos se encontram todos os caprichos humanos, há os espíritos ardilosos, que não têm escrúpulo em se apresentarem com outro nome, geralmente com nomes respeitáveis, com o propósito de inspirarem mais confiança.
Isto nos leva a entender que não é seguro crer na autenticidade de qualquer espírito que se manifeste em uma sessão. Esta dificuldade se agrava quando o espírito usa nomes de espíritos antigos, como os de apóstolos, por exemplo.
Se, porém, se trata de nomes de espíritos contemporâneos, cujo caráter e hábitos são conhecidos, aí fica menos difácil identificá-los. De qualquer maneira, para quem não tem um conhecimento melhor do Espiritismo, os meios para a identificação do espírito que chega a uma reunião pode induzir a erro..
Na realidade, um espírito revela sua identidade por grande número de circunstâncias, patenteadas nas comunicações, nas quais se refletem seus hábitos, caráter, linguagem e até locuções familiares; enfim, nos detalhes íntimos em que entra quando se dirige a pessoas queridas.
O espírito identifica-se como deseja e pode, de acordo com o gênero de faculdade de seu intérprete e não de acordo com seu evocador, recusando-se a submeter-se ao que se exige no caso.

Freqüentemente, notam-se contradições na linguagem dos espíritos, o que não nos deve causar estranheza, pois são a conseqüência da natureza dos espíritos, que só sabem as coisas na razão de seu adiantamento, podendo até saberem menos que certos homens.
Só os espíritos inferiores mudam de linguagem de acordo com as circunstâncias em que estão envolvidos.
Os superiores nunca se contradizem. No caso de questões duvidosas, há dois meios pelos quais se pode chegar a uma conclusão segura. Primeiro, submeter todas as comunicações ao exame severo da razão, do bom senso e da lógica. É uma recomendação que fazem todos os bons espíritos e que não o fazem os maus que querem ser cridos sob palavra. O segundo critério da verdade está na concordância do ensino.
Quando o mesmo princípio é revelado em várias línguas por diferentes espíritos e médiuns, estranhos uns aos outros e isentos de idênticas influências, pode-se concluir que ele está mais próximo da verdade do que aquele que provém de uma só fonte e é rejeitado pela maioria.

*** *** *** *** *** *** ***

Para encerrar o trabalho de hoje, vamos recitar juntos, e contritos, esta bonita prece::

SENHOR

Faze nascer novamente no coração de cada um de nós

a INOCÊNCIA
para sabermos ser transparentes e puros,

o CARINHO
para cativarmos todos quantos de nós se aproximem,

a CONFIANÇA
para consolidarmos os pactos em construção,

a GRATIDÃO
para valorizarmos a vida em sua plenitude,

o PERDÃO
para reconciliarmo-nos no amor,

a COMPREENSÃO
para sabermos perdoar setenta vezes sete vezes,

a SIMPATIA
para cativarmos só com o nosso olhar,

o ENCANTAMENTO
para apaixonarmo-nos pela busca de felicidade,

a SABEDORIA
para respeitarmos os pontos de vista do outro,

a VERDADE
Para encontrarmos os caminhos correto,.

a SOLIDARIEDADE
para aprendermos juntos a construir caminhos,

a
para acreditarmos também no outro,

a ESPERANÇA
para preservarmos na direção do transcendente,

a PAZ
para ajudarmos a construir sempre,

a CORAGEM
para sabermos retomar nossos sonhos,

a DETERMINAÇÃO
para promovermos a justiça,

a VONTADE DE AMAR
para sermos juntos felizes.


Que o SENHOR se sinta acolhido em nosso
coração e que tenhamos um dia abençoado.

QUE ASSIM SEJA