domingo, abril 06, 2008

Dicionário Espírita

Ademir Martins / Vaso de flores


Faz tempo que não apareço por aqui. Problemas corriqueiros já ultrapassados. Vamos começar hoje com uma prece? Parece que isso se faz necessário, senão urgente.

Senhor,

Temos necessidade de aprender as normas que regem o Espiritismo e, por meio delas, praticar o exercício da caridade, virtude em que se apóia a fé que pretendemos honrar.

Para isso, pedimos-Lhe a clarividência necessária para distinguirmos o Bem do Mal, assim como uma dose sempre renovada de humildade, tolerância e desprendimento no trato daqueles que precisam de orientação para se situarem no mundo em que vivem.

Dê-nos o fio condutor que nos leve à fé irrestrita de que há solução para nossas angústias presentes desde que o propósito de reestruturação interna seja nossa primeira preocupação ao buscarmos a Sua luz e misericórdia.

Dê-nos a força necessária para que, superando os nossos pontos fracos, possamos realizar um trabalho efetivo de ajuda ao próximo.

Que assim seja.

Nossa pretensão pode ter início com a ajuda do Dicionário Espírita que trago hoje aqui. Consultando-o, teremos informações preciosas que nos conduzirão ao estudo dos princípios básicos da Doutrina.


Dicionário Espírita OnLine

Allan Kardec principiou o trabalho que aos espíritas cabe prosseguir com equivalente critério e responsabilidade, quando ofereceu o primeiro Vocabulário efetivamente espírita.
Mais de mil verbetes direta ou indiretamente relacionados com a Doutrina dos Espíritos que podem ser consultados e podem auxiliar o internauta.
Em O Livro dos Médiuns, Kardec já anunciava a intenção de publicar um pequeno dicionário de filosofia espírita, por antever a sua utilidade para o estudo e a difusão doutrinária.
Clique sobre a letra correspondente à inicial, para buscar os agrupamentos de palavras:
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
X
Z
Conheça nossos objetivos, lendo nossas

PALAVRAS INICIAIS

No último capítulo de O LIVRO DOS MÉDIUNS, o de número XXXII, Allan Kardec principiou o trabalho, que aos espíritas cabe prosseguir com equivalente critério e responsabilidade, quando ofereceu um Vocabulário efetivamente espírita, com seus vinte e três verbetes. Na Introdução da referida obra, o Codificador do Espiritismo já anunciava a intenção de publicar separadamente um pequeno dicionário de filosofia espírita, pois que já antevia a utilidade do mesmo para o estudo e a difusão doutrinária. Em vista disso, estamos agora investindo neste projeto que denominamos DICIONÁRIO ESPÍRITA ON-LINE, contando com mais de mil verbetes direta ou indiretamente vinculados ao interesse dos estudiosos da Doutrina Espírita, conforme acreditamos. A maioria dos verbetes é apresentada com pesquisa etimológica e os principais significados, com o objetivo de melhor auxiliar o confrade espírita em seus estudos ou em seus trabalhos de difusão doutrinária. Colocamos as pesquisas etimológicas entre colchetes [], com as palavras primitivas, em latim, em grego ou em outra língua, com fonte em itálico. Quando os verbetes apresentam polivalência significante, buscamos enumerar as principais acepções dos mesmos. Para conseguirmos editar este pequeno dicionário auxiliar do espírita, conscientes das dificuldades do empreendimento, mas imbuídos das melhores intenções, tivemos de lançar mão das obras básicas e complementares do Espiritismo. Dentre as últimas, especialmente as da "Coleção André Luiz", sem esquecer a importância dos empréstimos colhidos junto aos grandes e abalizados dicionários da língua portuguesa, sempre recomendados, como o Aurélio e o Michaelis. Em síntese, estamos humildemente procurando fazer a nossa parte, certos de que o trabalho merecerá constantes reparos e aperfeiçoamentos, porém aguardando a colaboração dos confrades com indicação de novos verbetes, que deve ser feita via e-mail, a fim de enriquecermos este projeto, estendendo seus benefícios pela Web. Por isso, o nosso convite para que o internauta espírita possa vir ter conosco, consciente de que somos todos responsáveis pelos recursos que pudermos oferecer à qualificação do movimento espírita, conforme preconizado pelo ínclito Codificador, Allan Kardec.

Muita paz a todos!
Que Jesus os abençoe!

© 2000-2008 by J. L. Niederauer de Lima.

( Encontrado no endereço:

http://paginas.terra.com.br/religiao/confrariaconsolador/verbetes.htm )