quarta-feira, dezembro 30, 2015

É NATAL! FELIZ ANO NOVO!

FELIZ NATAL!

Hoje sinto certa saudade de natais passados e, por isso, vou buscar lá atrás algum que me tenha emocionado de maneira avassaladora. Eu era criança ainda. Vejam só!

“Toca o sino, pequenino,/sino de Belém/ já nasceu Deus menino/ para o nosso Bem!"
            A magia da data, o brilho da noite deixavam-me confusa . Não cheguei a balbuciar o meu desejo, mas ele tinha forma dentro de mim. Meu único irmão varão, cinco anos menos que eu, cochilava ao pé da árvore. Menininhas não ganhavam brinquedos de montar. Chegada a hora da distribuição dos presentes, não me segurei. Acertei carreira, pulei na Caloi vermelha, embalei para a rua - atropelei um guarda.
            Apagado o  ‘incêndio’, pedido público de desculpas, irmão devidamente empossado, um convidado a mais para a ceia - o guarda - e a antes tentadora Caloi , com as rodas torcidas.
            A este tempo, a Caloi, distinguia-se no comércio de 2 rodas,  orgulho de brasileiros e de italianos radicados aqui. Agora é outra a realidade. Para andar de ‘bike’, o interessado pode não ter a mesma facilidade de encontrar um modelo Caloi. Estão indo para outras paragens 70% disso que foram sonhos de infância de brasileiros, por quase 150 anos.
            Como reagir a este estado de coisas? É preciso um misto de coragem, determinação, equilíbrio e fé para restaurar nosso tecido social e nossa dignidade já tão afetada.

Hoje em dia, vou completar meus 89 anos em março. Uma vida se passou.  Que poderemos dizer de nossa tecitura moral? Ela nos pede força , coragem, espírito de luta para nos levantarmos. Vamos realizar essa proeza!

Um poema antigo  sobre o espírito de Natal fica aqui com vocês. Pequena contribuição minha.


MENSAGEM DE NATAL



Ao longe um ponto luminoso...
Os caminhos são ásperos 
a atmosfera é tensa
 os riscos são reais.

A distância, o mesmo ponto de luz...
Moral e Ética esvaziam-se.
Na era da comunicação
o entendimento é falho, falso, fátuo.

O sinal de luz permanece lá...
A sociedade poderá implodir?
Renascerá das cinzas
segundo a mitologia?


A luz distante cintila 
dentro dessa busca inquieta...


É o Espírito do Natal 
que se faz presente
com sua luz
 e seu canto de esperança!
      
                       2000/Rio



Alguns dias para absorver os fluidos do Natal e já teremos uma nova data, sempre esperada, como uma nova aposta de surpresas e oportunidades. Mas será esse o espírito que nos anima agora? Diante de situações tão conflitantes? De tanta demonstração de despreparo moral por parte dos representantes do povo a fazer-nos purgar manchas tão  desconcertantes e amargas? Sempre há uma reserva de decoro, um hálito de força - o espírito do nosso povo, amante de sua pátria, sempre pronto para a luta . Façamos a nossa parte de fiéis escudeiros e ajudemos o Brasil a levantar-se com dignidade e sabedoria!

FELIZ 2016! de luta, de esforço pela nossa recuperação!


REFLEXÕES ,  de Bernardo Cid