quarta-feira, dezembro 30, 2015

É NATAL! FELIZ ANO NOVO!

FELIZ NATAL!

Hoje sinto certa saudade de natais passados e, por isso, vou buscar lá atrás algum que me tenha emocionado de maneira avassaladora. Eu era criança ainda. Vejam só!

“Toca o sino, pequenino,/sino de Belém/ já nasceu Deus menino/ para o nosso Bem!"
            A magia da data, o brilho da noite deixavam-me confusa . Não cheguei a balbuciar o meu desejo, mas ele tinha forma dentro de mim. Meu único irmão varão, cinco anos menos que eu, cochilava ao pé da árvore. Menininhas não ganhavam brinquedos de montar. Chegada a hora da distribuição dos presentes, não me segurei. Acertei carreira, pulei na Caloi vermelha, embalei para a rua - atropelei um guarda.
            Apagado o  ‘incêndio’, pedido público de desculpas, irmão devidamente empossado, um convidado a mais para a ceia - o guarda - e a antes tentadora Caloi , com as rodas torcidas.
            A este tempo, a Caloi, distinguia-se no comércio de 2 rodas,  orgulho de brasileiros e de italianos radicados aqui. Agora é outra a realidade. Para andar de ‘bike’, o interessado pode não ter a mesma facilidade de encontrar um modelo Caloi. Estão indo para outras paragens 70% disso que foram sonhos de infância de brasileiros, por quase 150 anos.
            Como reagir a este estado de coisas? É preciso um misto de coragem, determinação, equilíbrio e fé para restaurar nosso tecido social e nossa dignidade já tão afetada.

Hoje em dia, vou completar meus 89 anos em março. Uma vida se passou.  Que poderemos dizer de nossa tecitura moral? Ela nos pede força , coragem, espírito de luta para nos levantarmos. Vamos realizar essa proeza!

Um poema antigo  sobre o espírito de Natal fica aqui com vocês. Pequena contribuição minha.


MENSAGEM DE NATAL



Ao longe um ponto luminoso...
Os caminhos são ásperos 
a atmosfera é tensa
 os riscos são reais.

A distância, o mesmo ponto de luz...
Moral e Ética esvaziam-se.
Na era da comunicação
o entendimento é falho, falso, fátuo.

O sinal de luz permanece lá...
A sociedade poderá implodir?
Renascerá das cinzas
segundo a mitologia?


A luz distante cintila 
dentro dessa busca inquieta...


É o Espírito do Natal 
que se faz presente
com sua luz
 e seu canto de esperança!
      
                       2000/Rio



Alguns dias para absorver os fluidos do Natal e já teremos uma nova data, sempre esperada, como uma nova aposta de surpresas e oportunidades. Mas será esse o espírito que nos anima agora? Diante de situações tão conflitantes? De tanta demonstração de despreparo moral por parte dos representantes do povo a fazer-nos purgar manchas tão  desconcertantes e amargas? Sempre há uma reserva de decoro, um hálito de força - o espírito do nosso povo, amante de sua pátria, sempre pronto para a luta . Façamos a nossa parte de fiéis escudeiros e ajudemos o Brasil a levantar-se com dignidade e sabedoria!

FELIZ 2016! de luta, de esforço pela nossa recuperação!


REFLEXÕES ,  de Bernardo Cid


18 comentários:

Anônimo disse...

Gostei demais do seu post, sobretudo do Natal da bicicleta Calói :)
Precisamos, sim , ajudar o Brasil a se erguer em 2016.
Muitas alegrias para você e família no Ano Novo.
Um abraço carinhoso. Ana.

Old Mag disse...

Eu sabia que vc estaria aqui. Gostou de minha estripulia de garota metida a menino macho? Saiba mais: nunca me arrependi desse "malfeito"; acho até que por muito tempo me vangloriei dele.
Obrigada pela presença aqui, por seu carinho. Um abraço apertado,
Magaly

Anônimo disse...

Mana,
Ainda sem o PC. Recorro ao LapTop, bicho chato com quem não me afino.
Dizem que eu sou intolerante!Injustiça das brabas, apenas sou realista.
Dá-me coceiras quando falam em "DEUS Menino" referindo-se a Jesus.
Jesus ficou rouco de tanto repetir que não era Deus e sim seu Filho e governador do planeta Terra."BOM É MEU PAI QUE ESTÁ NO CÉU" afirmou peremptoriamente. Jesus falou:"Eu e meu Pai somos um", em ideal, em pensamento e não o mesmo Ser.
Desculpe-me, mas não aguento a tal musiquinha "Já nasceu o Deus Menino". Quanto mais difícil de ser compreendida uma tese, mais ignorante fica o povão e quanto mais ignorante, mais fácil de ser enganado e explorado. Daí os dogmas de fé, o fogo eterno (no sentido de sem fim) e tantos outros absurdos.
É o que pensa seu mano
Felinto Elízio.
09-01-2016

Old Mag disse...

Menino! Pensei que se comovesse com a referência à passagem de nossa infância e a reação foi totalmente diversa. Pra ver como você está na dianteira, o que mexeu com você foi a linguagem inapropriada da cantoria popular da data festejada. Eu o compreendo, mano, são vícios de que dificilmente vamos nos livrar. Coisas seculares que já se perpetuaram na mente humana. Eu quis só derivar para assuntos leves nessa hora de mudanças em clima tão constrangedor. Vale uma sugestão: por que não prepara um artigo sobre o assunto para eu publicar aqui no blog? Garanto que todo mundo vai se interessar. De vez em quando, posso parar, como já tenho feito, e publi-car um assunto fora da série da Recapitulação do Evangelho de Jesus, para refrescar o ritmo de estudo e estimular vocês.
Muito bem, isso é sugestão para os participantes desta série de trabalhos. É só acenar que venho ao encontro do candidato.OK?

Felinto Elízio disse...

Como você é delicada, gentil e sabe muito bem contemporizar.
Apesar de, na escala métrica, haver evoluído um milímetro, ainda restam resíduos de intolerância tão comum nas almas involuídas. Como diz meu filho Claudinho, eu sou simplesmente radical.
Perdoe-me se a decepcionei, casca grossa que sou.Foi apenas um desabafo impróprio ao
momento tão solene quanto o Natal.
Falou seu mano
Felinto Elízio

Old Mag disse...

NÂO! Você não me decepcionou. Há quantos anos eu o conheço? Você já foi radical,sim! Lembra-se de como eu o perseguia, quando lia seus artigos de teor evangélico? Hoje restam só umas casquinhas que escapuliram na hora da limpeza. Você é hoje um articulista requisitado, tem dois livros de contos publicados voltados para a evangelização infantil, dirige sessões mediúnicas com muita propriedade, você é um espírita exemplar, meu irmão. Por isso, faço questão de sua presença aqui para consolidar minhas bases, eu que nunca passei de simpatizante da causa espírita e ainda me vejo às voltas com as lições do Evangelho. E satisfeita com o que consigo, às vezes, transmitir.

Anônimo disse...

Para você,Magaly, com carinho:


Não conhecia a poeta polonesa.1923/2012 - prêmio Nobel de literatura (1996).


Museu

Há pratos, mas falta apetite.
Há alianças, mas o amor recíproco se foi
há pelo menos trezentos anos.

Há um leque — onde os rubores?
Há espadas — onde a ira?
E o alaúde nem ressoa na hora sombria.

Por falta de eternidade
juntaram dez mil velharias.
Um bedel bolorento tira um doce cochilo,
o bigode pendido sobre a vitrine.

Metais, argila, pluma de pássaro
triunfam silenciosos no tempo.
Só dá risadinhas a presilha da jovem risonha do Egito.

A coroa sobreviveu à cabeça.
A mão perdeu para a luva.
A bota direita derrotou a perna.

Quanto a mim, vou vivendo, acreditem.
Minha competição com o vestido continua.
E que teimosia a dele!
E como ele adoraria sobreviver!

Wislawa Szymborska
tradução: Regina Przybycien

Anônimo disse...

A anônima sou eu, Ana.

Anônimo disse...

Magaly, você está bem? Está sumida! Beijo carinhoso. Ana.

Old Mag disse...

Ana, obrigada pela fidelidade,

Não estava no Rio desde o dia 4.Tinha estado com uma virose forte e nem tive tempo de avisar que viajaria. Cheguei há dois dias. Estabelecida a ordem nas coisas de casa, apressei-me a dar notícias. Gostei do poema, da sagacidade e propriedade da autora. Volto com vontade de me aprumar aqui, com algo para janeiro e providenciando o artigo de fevereiro.Voltarei assim que der. Abraço, Magaly

Anônimo disse...

Que bom que você está bem,beijo. Ana.

Anônimo disse...

Espero que você esteja bem, Magaly. Rezo sempre por você :) um beijo carinhoso. Ana.

Anônimo disse...

Magaly, você se esqueceu do seu blog? Não publica mais aqui...que pena! Ana.

Anônimo disse...

No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas que o vento não consegue levar: um estribilho antigo, o carinho no momento preciso, o folhear de um livro, o cheiro que um dia teve o próprio vento...

Mário Quintana - Para Viver Com Poesia

Talvez um dia você leia...

Ana.

Anônimo disse...

Instante

Deixai-me limpo
O ar dos quartos
E liso
O branco das paredes
Deixai-me com as coisas
Fundadas no silêncio

Sophia Mello Breyner Andresen


Talvez um dia você leia... Tem mais poesia acima. Ana

Anônimo disse...

Deus te proteja, Magaly. Ana.

Old Mag disse...

Ana, estou emocionada com sua atitude para comigo, estou inapelavelmente em falta com todos e com você especialmente. Obrigada pela fidelidade , pela preocupação , pela falta que sentiu de estar em contato com regularidade. Realmente houve uma transformação radical em meu estilo de vida, alguns descontroles por doenças sem gravidade , mas garanto-lhe que tudo voltará ao normal , só preciso de mais um tempo e vou devolver tudo que deixei de fornecer a vocês nesse período de siLêncio sem justificativa periódica. Mais um mês e resolvo minha vida de ajustes e cuidados com a saúde, Deus a cumule de bênçãos e paz de espírito.Um forte abraço
Magaly

Anônimo disse...

Magaly,foi muito bom receber notícias suas. Obrigada! Espero que você já esteja conseguindo se adaptar à nova vida.Cuide-se bem, isso é o que importa. Peço sempre a Deus que te proteja. Um abraço carinhoso.
Ana.