segunda-feira, outubro 03, 2016

RECAPITULAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS Capítulo XV Itens 4 a 8


Cerejeiras em flor



RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS     Capítulo XV     Itens 4 a 8 



FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO



Tendo sabido que Jesus silenciara os Saduceus em suas perguntas intrigantes, os Fariseus reuniram-se e um deles, também doutor da lei, para tentá-lo, perguntou-lhe: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Ao que Jesus lhe respondeu serenamente:  Amareis vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e de todo o vosso espírito. E o segundo mandamento semelhante a este: Amareis vosso próximo como a vós mesmos. Neles se contém toda a lei.
De acordo com a lei, caridade e humildade é o único caminho da salvação enquanto egoísmo e orgulho é o da perdição. Do exposto, conclui-se que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo nem amar ao próximo sem amar a Deus, ou seja, tudo que se faz contra o próximo se faz contra Deus. E se não podemos amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todas as obrigações do homem se acham contidas na máxima: Fora da caridade não há salvação.

                                      

NECESIDADE DA CARIDADE SEGUNDO SÃO PAULO



Ainda que eu falasse todas as línguas dos homens e a dos anjos, se não tivesse caridade não seria nada. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, desvendasse todos os mistérios, tivesse ciência de tudo, além de intensa fé, se não tivesse caridade eu nada seria.  E se decidisse distribuir meus bens para alimentar os pobres e entregasse meu corpo ao sacrifício, mas se assim procedesse sem o espírito voltado para a caridade, todo esse aparato não valeria nada.
 A caridade real é virtude benfazeja, amena, que nunca se enche de empáfia, desdém ou senões,
não pensa em seus interesses, não aplaude a injustiça e reconhece sempre a verdade. Há virtudes de grande força, mas, dentre elas, destaca se com força absoluta e definitiva a Caridade.  
São Paulo, de tal modo, sentiu essa verdade que declarou:  “Ainda quando eu tivesse a linguagem dos anjos; quando eu tivesse o dom da profecia e penetrasse todos os mistérios; quando eu tivesse toda a fé possível, até transportar as montanhas, se não tivesse caridade, eu nada seria. Entre as três virtudes -   fé, esperança e caridade –a caridade ocupa o lugar de excelência”.
E definiu a verdadeira caridade, mostrando-a na beneficência e na reunião de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.



FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO. FORA DA VERDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO



Como vimos, a máxima ‘Fora da caridade não há salvação’ se debruça sobre um princípio universal e abre a todos os filhos de Deus acesso à felicidade suprema. Já o dogma ‘Fora da Igreja não há salvação apoia-se não sobre a fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, o que é comum a todas as religiões, mas sobre a fé em dogmas particulares. Esse posicionamento não traz resultado saudável por concorrer para desunir os filhos de Deus, dando margem a promover discussão entre os seguidores de diferentes cultos, ignorando até a lei da igualdade diante do túmulo.   Com a máxima ‘Fora da caridade não há salvação’, estamos diante da consagração do princípio da igualdade diante de Deus e da liberdade de consciência. Por ela, todos os homens são irmãos e qualquer que seja sua maneira de adorar a Deus, eles se dão as mãos e oram uns pelos outros. Com o dogma, eles se afastam e até se perseguem.
Outro enfoque é  ‘Fora da verdade não há salvação’   que equivaleria a ‘Fora da igreja não há salvação, ambos pecando pelo exclusivismo, já que não há uma só seita religiosa que não pretenda deter a verdade. E ninguém neste mundo pode ter essa pretensão com a marcha dos conhecimentos aumentando sem cessar e as ideias se transformando com tanta rapidez. A verdade absoluta só é possível entre espíritos de ordem mais elevada.
A humanidade terrestre não pode pretender tal coisa porque não tem ainda o desenvolvimento espiritual necessário.  Considerando essas posições, o Espiritismo, de acordo com o que prega o Evangelho, admitindo que a salvação não depende da crença que se tenha, conquanto que se observe a lei de Deus, evita dizer ‘Fora do Espiritismo não há salvação’. E como não pretende ensinar ainda toda a verdade por falta de determinados conhecimentos, evitará também de dizer ‘Fora da verdade não há salvação’.




Aqui encerramos a exposição deste trecho do Evangelho. Agora é lermos e relermos, conjecturarmos a respeito das passagens para absorvermos as verdades nelas contidas. E podem contar comigo  nessa tarefa. O que sei dá para garantir alguma coisa O que não sei será elucidado pelos companheiros de fé que estão prontos par nos ajudar



Um mimo para vocês ~ a doce e serena palavra de Chico Xavier: "O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as próximas gerações. Uma corrompe a vida.. A outra enobrece a alma".


E para despedir-me hoje, um poeminha de brincadeira descrevendo meus 7 netos ainda crianças. Oito é o número atual deles - Presente de Papai do Céu, que darei na próxima postagem pelo tempo que se esgotou.