domingo, outubro 10, 2010

Voltando a NOSSO LAR

Locação de uma cena do filme Nosso Lar


VOLTANDO A NOSSO LAR

        Voltamos hoje a Nosso Lar, o livro e o filme, ambos fonte segura de ensinamentos relativos à vida depois da morte, seus princípios,  seus caminhos, a razão de ser da vida do espírito na erraticidade.
       Lendo o que se tem escrito e comentado a respeito desta psicografia de Chico Xavier, pelo espírito de André Luiz, chegamos a um estudo realizado por Dra. Marlene Nobre, com a colaboração de Walther Graciano Junior, publicados na Folha Espírita. De tal relevância é o conteúdo da obra em apreço que a Dra. Marlene sugere um estudo por capítulo, com pontos de destaque relativos a cada um dos 50 capítulos que compõem o livro.
       Antes, conheçamo-la melhor. Ela é Dra. Marlene Rossi Severino Nobre, viúva de José de Freitas Nobre (jornalista, advogado, político, fundador do jornal Folha Espírita), médica ginecologista, professora da USP, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil  e Internacional (AME), diretora responsável da  Folha Espírita e autora de vários livros, a saber:
O Clamor da Vida, O Dom da Mediunidade, Nossa Vida no Alémentre outros.

       No jornal O Clarim, podemos ler uma entrevista  (encabeçada por notas biográficas  da médica) em que Dra. Marlene fala de seu trabalho na seara espírita. É uma bela ocasião de conhecermos o vigor e a integridade produtiva desta incansável mulher.

        Apresentaremos, agora, o plano da Dra Marlene,aos poucos, digamos, de 3 em 3 capítulos para que  possamos refletir sobre os pontos sugeridos, procurar leituras elucidatórias em torno dos assuntos abordados ou pedir ajuda a pessoas mais esclarecidas.
        
      Vamos às suas sugestões:

        Capítulo 1 – Nas Zonas Inferiores

1 – Há zonas inferiores no mundo espiritual, constituídas de matéria ainda desconhecida, mas semelhante àquela que conhecemos no plano material.

2 – Há seres monstruosos nessas regiões, mas há também espíritos em graus variados de imperfeição.

3 – Após a morte física, o espírito apresenta-se com o seu corpo espiritual ou perispírito, que tem órgãos, como o corpo físico, mas é constituído de matéria em outro estado vibratório.

4 – O egoísmo chumba o espírito às regiões inferiores.

5 – O grande apelo deste capítulo é ao desenvolvimento do amor puro.


       Capítulo 2 – Clarêncio

1 – Aprofundar-se na razão pela qual os espíritos perversos acusavam André Luiz de suicida. Entre eles, há os de grande inteligência, mas sem bondade, que penetram a aura dos semelhantes e conseguem ver se houve ou não suicídio indireto, quer dizer, se o perispírito sofreu desgaste exagerado com o conseqüente encurtamento da existência terrena.

 2 – Observar as descrições das necessidades fisiológicas do perispírito ou corpo espiritual. Emmanuel dá mais detalhes no livro Roteiro, psicografia de Chico Xavier: “... o perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste além do sepulcro, demorando-se na regeis que lhe é própria, de conformidade com seu peso específico...” Sobre o assunto, procure estudar também os livros da Codificação e os especializados.

3 – Prestar atenção nas manadas de seres animalescos. São espíritos que perderam a forma perispiritual humana, conhecidos como casos de licantropia ou zoantropia, comuns nas zonas umbralinas.

4 – Lembrar sempre: Deus é a Sublime Consciência do Universo. O amor puro é o caminho mais fácil para chegar até Ele.


       Capítulo 3 – A Oração Coletiva

1 – Meditar sobre a matéria desconhecida de que é constituído Nosso Lar e que entra na confecção de vestimentas, imóveis e toda arquitetura ambiente.

2 – Observar tipos de plantas e flores

3 – Destacar o sofrimento como instrumento de evolução.

4 – Enfatizar a importância da oração de louvor a Deus.

    
      Ficam aqui os três primeiros capítulos. Quem quiser se habilitar a  começar o estudo e precisar da indicação de livros auxiliares, pode solicitar ajuda usando o sistema de comentários do Onde Estamos, assim como os e-mails:



Observação: Como o link relativo ao URL Nossa Vida no Além não está respondendo, deixo-o aqui para vocês acessarem. Trata-se de um artigo muito rico em informações sobre o referido livro.