domingo, outubro 10, 2010

Voltando a NOSSO LAR

Locação de uma cena do filme Nosso Lar


VOLTANDO A NOSSO LAR

        Voltamos hoje a Nosso Lar, o livro e o filme, ambos fonte segura de ensinamentos relativos à vida depois da morte, seus princípios,  seus caminhos, a razão de ser da vida do espírito na erraticidade.
       Lendo o que se tem escrito e comentado a respeito desta psicografia de Chico Xavier, pelo espírito de André Luiz, chegamos a um estudo realizado por Dra. Marlene Nobre, com a colaboração de Walther Graciano Junior, publicados na Folha Espírita. De tal relevância é o conteúdo da obra em apreço que a Dra. Marlene sugere um estudo por capítulo, com pontos de destaque relativos a cada um dos 50 capítulos que compõem o livro.
       Antes, conheçamo-la melhor. Ela é Dra. Marlene Rossi Severino Nobre, viúva de José de Freitas Nobre (jornalista, advogado, político, fundador do jornal Folha Espírita), médica ginecologista, professora da USP, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil  e Internacional (AME), diretora responsável da  Folha Espírita e autora de vários livros, a saber:
O Clamor da Vida, O Dom da Mediunidade, Nossa Vida no Alémentre outros.

       No jornal O Clarim, podemos ler uma entrevista  (encabeçada por notas biográficas  da médica) em que Dra. Marlene fala de seu trabalho na seara espírita. É uma bela ocasião de conhecermos o vigor e a integridade produtiva desta incansável mulher.

        Apresentaremos, agora, o plano da Dra Marlene,aos poucos, digamos, de 3 em 3 capítulos para que  possamos refletir sobre os pontos sugeridos, procurar leituras elucidatórias em torno dos assuntos abordados ou pedir ajuda a pessoas mais esclarecidas.
        
      Vamos às suas sugestões:

        Capítulo 1 – Nas Zonas Inferiores

1 – Há zonas inferiores no mundo espiritual, constituídas de matéria ainda desconhecida, mas semelhante àquela que conhecemos no plano material.

2 – Há seres monstruosos nessas regiões, mas há também espíritos em graus variados de imperfeição.

3 – Após a morte física, o espírito apresenta-se com o seu corpo espiritual ou perispírito, que tem órgãos, como o corpo físico, mas é constituído de matéria em outro estado vibratório.

4 – O egoísmo chumba o espírito às regiões inferiores.

5 – O grande apelo deste capítulo é ao desenvolvimento do amor puro.


       Capítulo 2 – Clarêncio

1 – Aprofundar-se na razão pela qual os espíritos perversos acusavam André Luiz de suicida. Entre eles, há os de grande inteligência, mas sem bondade, que penetram a aura dos semelhantes e conseguem ver se houve ou não suicídio indireto, quer dizer, se o perispírito sofreu desgaste exagerado com o conseqüente encurtamento da existência terrena.

 2 – Observar as descrições das necessidades fisiológicas do perispírito ou corpo espiritual. Emmanuel dá mais detalhes no livro Roteiro, psicografia de Chico Xavier: “... o perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste além do sepulcro, demorando-se na regeis que lhe é própria, de conformidade com seu peso específico...” Sobre o assunto, procure estudar também os livros da Codificação e os especializados.

3 – Prestar atenção nas manadas de seres animalescos. São espíritos que perderam a forma perispiritual humana, conhecidos como casos de licantropia ou zoantropia, comuns nas zonas umbralinas.

4 – Lembrar sempre: Deus é a Sublime Consciência do Universo. O amor puro é o caminho mais fácil para chegar até Ele.


       Capítulo 3 – A Oração Coletiva

1 – Meditar sobre a matéria desconhecida de que é constituído Nosso Lar e que entra na confecção de vestimentas, imóveis e toda arquitetura ambiente.

2 – Observar tipos de plantas e flores

3 – Destacar o sofrimento como instrumento de evolução.

4 – Enfatizar a importância da oração de louvor a Deus.

    
      Ficam aqui os três primeiros capítulos. Quem quiser se habilitar a  começar o estudo e precisar da indicação de livros auxiliares, pode solicitar ajuda usando o sistema de comentários do Onde Estamos, assim como os e-mails:



Observação: Como o link relativo ao URL Nossa Vida no Além não está respondendo, deixo-o aqui para vocês acessarem. Trata-se de um artigo muito rico em informações sobre o referido livro.

10 comentários:

Silvia disse...

Boa tarde:
Uma amiga (a Maria Elisa)avisou por email que eu viesse ler este post tal a sua importância. Vim e confirmei.Uma coisa muito linda e atraente.
Eu não sou uma expert, aliás, creio que nem tenho capacidade nem inteligência para compreender tudo, sou apenas uma simpatizante do assunto, e de um modo geral, acho que o alcance dessa seara é praticamente impossível de apreender.
Eu quero dizer que lerei com interessee atenção todos os outros posts que abrangrem o plano de estudo completo do livro.
Mas, de antemão, devo dizer que não compreendo tudo.
Uma boa tarde e agora vou reler tudo.
Silvia

Celia disse...

Olá, Magaly
Eu achei o tema muito interessante, mas parece que aqui a maioria já tem um conhecimento aprofundado do tema.
Tanto você quanto a doutora são sumidades, eu vou ler caladinha, e esperar mais posts.
Muito obrigada.
Um abraço

Anônimo disse...

Estou seguindo as postagens.
Meu no,e é Carlos.
Muito boa a primeira.
Não tenho blog

Old Mag disse...

Sílvia, seja bem-vinda, Maria Elisa é uma amiga muito querida e isso já confere à sua presença aqui, hoje, um valor extraordinário. Não se preocupe com o grau de seu conhecimento da Doutrina. A vontade de aprender já é garantia para sua conquista. Não me julgue entendida do assunto como a Dra Marlene. Ela, sim, é autoridade na matéria.
O primeiro passo é você adquirir os livros básicos da codificação, por Allan Kardec, e passar a lê-los com atenção, refletindo, tentando assimilar os princípios básicos Devagar, sem ansiedade, procurando ajuda sempre que precisar. Vai demorar, mas o que importa é tomar conhecimento das bases. Comece pelo Livro dos Espíritos.
E vamos conversar muito, tenho certeza. Um grande abraço.

Old Mag disse...

Célia, bem-vinda ao meu cantinho de estudo.Tanto há pessoas que entendem como pessoas que agora que estão descobrindo os princípios que regem o espiritismo. Eu ainda tateio muito, muita coisa a aprender, o que não é o caso da Dra.Marlene que é autoridade consumada. Procure ler o livro Nosso Lar que trata da vida após a morte, um dos mais palpitantes assuntos no estudo da doutrina e vá acompahando as indicações da Dra Marlene. Você já vai se sentir mais segura para entrar na leitura dos 5 livros básicos da codificação do Espiritismo por Allan Kardec. Essas leituras têm que ser feitas de maneira amena na base da reflexão e da troca de ideias. Logo vc verá que pode acompanhar e sentir prazer nisso.
Volte sempre e pergunte sem preocupação de incomodar. As dúvidas existem e precisam ser esclarecidas. Um forte abraço.
Espero-a aqui de novo.

Old Mag disse...

Carlos, a espontaneidade é tudo. Bom que veio, identificou-se com o que leu, está disposto a ler as postagens seguintes, ótimo. Não atrapalha não ter blog, o sistema de comentário do blog dá conta dos diálogos e ainda podemos lançar mão de e-mails.
Espero que se sinta à vontade por aqui.
Até a próxima postagem.

Anônimo disse...

Minha querida "sumidade",

Você foi longe, "abafou" mmesmo.
Se eu já me considerava uma besta quadrada, agora vejo que sou uma besta octogonal.
Como estou distante de você.
Parabéns, continue assim.
O mano Felinto Elízio

Old Mag disse...

Olá, mano, não confunda as coisas. Eu bem queria já estar num patamar mais altinho para poder ajudar realmente as pessoas que têm dúvidas , dificuldade de se aproximar, e de pedir ajuda. Enquanto isso, eu mesma sinto o peso dessas amarras em mim.Tenho dificuldades. A sorte é que há sempre patamares mais elevados, ocupados por quem evoluiu mais rapidamente e que nos estendendem as mãos amorosamente.
Beijo agradecido

Silvia disse...

Magaly, obrigada pelas palavras. Vou seguir seriamente seus conselhos, pois sei que a doutrina espírita é muito consoladora.
Parabéns por vc ser também uma poetisa. Sou amiga da Maria Elisa e da Selma e já sabia que vc é muito culta. Não se constranja, na verdade gostamos de apreciar a cultura pois serve de inspiração e modelo para nós. Quando eu souber mais e me situar, voltarei aqui.
Um abraço apertado

Old Mag disse...

Oi, Sílvia voltou aqui que bom! Quero repetir que não tenha pressa em acumular leituras, o mais importante é a reflexão sobre o texto lido.
Falei das obras básicas da Doutrina, mas não as mencionei. São: O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos,
O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e A Gênese.
O Evangelho vc pode deixar para a hora de suas preces, antes de deitar. O Livro dos Espíritos é o mais importante deles, contém a essência da doutrina e deve ser muito bem assimilado. Todos são importantes. Mas há livros leves que falam dos ensinamentos contidos nos livros básicos, facilitando-nos a compreensão
Procure adquirir aos poucos os livros de Richard Simonetti. São 12 volumes até agora. Ele escreve com um ótimo humor e o que parece difícil no livro da codificação torna-se fácil. Não formam uma coleção de modo que vc pode ir comprando de um em um.
Vou agora parar que há afazeres me esperando.
Beijinhos, muitos. Até mais.
Maga