quarta-feira, novembro 06, 2002

Continuação do texto anterior - Maria de Nazaré

Para lá se dirigiram os pastores encontrando Maria, José e a criança. Sentiram que aquele menino viera para mudar o mundo.
Saíram proclamando o acontecimento, contando o que haviam visto e ouvido. Nascera o Messias, o Salvador tão ansiosamente esperado pelos judeus daquela época.
No oitavo dia após o nascimento, Jesus foi circuncidado, conforme o costume entre os judeus. Chegara o dia em que, segundo a lei de Moisés, mãe e filho deveriam passar pela purificação, no Templo.
José os leva, pois, a Jerusalém. Lá, encontram o velho Simeão que aguardava a morte como uma doce consolação, pois havia recebido a revelação de que não morreria sem que antes houvesse contemplado o Cristo do Senhor.
Toma o menino em seus braços, exclamando, emocionado, que poderá, agora, morrer em paz. Aqui está o Salvador.
José e Maria ficam maravilhados com as palavras de Simeão. Maria, entretanto, inquieta-se ao ouvi-lo dizer que aquela criança estava destinada à queda e ao reerguimento de muitos em Israel, dizendo-lhe ainda que uma espada lhe atravessaria a alma.
Havia ali, também, uma profetisa, Ana, de 84 anos que se pôs a bendizer a Deus e a falar do menino e seu glorioso futuro.
Pouco tempo depois do nascimento de Jesus, apareceram em Jerusalém os três Reis Magos, vindos de terras do Oriente. Perguntavam onde encontrar Jesus, o rei dos Judeus. A notícia chegou a Herodes que temeu que o menino se tornasse um perigo para o seu trono. Mandou chamar os Magos e pediu-lhes que, assim que localizassem a criança, avisassem-no, pois tinha a intenção de adorá-la também.
Partiram os magos para Belém, distante apenas 9 km de Jerusalém, já que as profecias apontavam a cidade de Davi, como o berço do Salvador. Guiados pela estrela que lhes anunciara a Boa Nova, no Oriente, encontraram Jesus e, prostrados ao solo, renderam-lhes homenagem, deixando como presentes ouro, incenso e mirra, mercadorias preciosas da época. Depois, voltaram para seu país sem procurarem Herodes. Tinham sido avisados, por um sonho, das intenções do governador de Jerusalém. Este, percebendo que fora enganado pelos magos, determinou a matança de todas as crianças nascidas em Belém, nos últimos dois anos.
Avisado por sonhos, José decide fugir à perseguição que irá desencadear-se. Fogem os três para o Egito , onde permanecem até a morte de Herodes.
Um sonho o avisa de que pode deixar o Egito. Volta,enfim,Mai José com sua família para Nazaré.
Como teriam sido os primeiros anos de Jesus?
Pouco se sabe. Como toda mãe, Maria teria cuidado de seu filho com desvelo, amamentando-o, acompanhando seu crescimento, seu desenvolvimento, vendo-o encher-se de sabedoria. E a graça de Deus repousava nele, falam os Evangelhos.
O historiador Sholem Asch, entretanto, fala-nos em detalhes, desses primeiros tempos : da dedicação de Maria, de seus cuidados com o filho, com suas roupas sempe alvas, com sua alimentação, com a sua instrução religiosa; fala dos irmãos de Jesus; da imensa confiança de Maria em Deus. Conta-nos como Maria apresentou Jesus, aos seis anos de idade, à sinagoga, onde aprenderia a Tora; o primeiro dia de aula de Jesus, a impressão causada ao preceptor, a convivência com os colegas, a inveja que despertou em uns e a afeição em outros; o desagrado do rabino por ter Jesus ajudado um bastardo e ter defendido sua posição com palavras dos Profetas, o que culminou com sua expulsão da escola; o apoio de Maria ao filho, secundada por José, não exigindo dele uma retratação.
Jesus está com doze anos quando acompanha seus pais numa peregrinação a Jerusalém. É época da celebração da Páscoa com duração de oito dias. Integrados em uma caravana, rumam para Jerusalém. Durante a viagem e, depois,já na cidade, as crianças têm consentimento de andar livremente.
José e Maria voltam à caravana para a viagem de regresso e não vêem Jesus. Procuram pela caravana inteira e não o encontram. Aflitos, voltam a Jerusalém. Depois de três dias de busca, encontram Jesus no Templo, discutindo com os rabinos, que se mostram admirados com tanto conhecimento, tanta sabedoria.


Mais um módulo do texto em apresentação. Espero que, concluído, sirva de inspiração, de consolo, de ajuda. Mais um pouco e entregarei a vocês um abrangente trabalho sobre Maria.

Até mais . Muita paz e tranqüilidade.




Nenhum comentário: