sexta-feira, agosto 26, 2016

RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS Capítulo XV Itens 1 a 3

                                                                               Rosas, rosas a mancheias



RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS    Capítulo XV    Itens 1 a 3




FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO



O que é preciso para ser salvo. Parábola do bom samaritano


Iniciemos nossa releitura apresentando a bela parábola do bom samaritano, o que nos dará flexibilidade para ampla compreensão do mandamento em estudo.
Quando Jesus e sua coorte de anjos se fizer presente diante de todas as nações, separará uns dos outros, como um pastor separa as ovelhas dos bodes, colocando as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. E dirá aos que estarão â sua direita: Vinde, vós que fostes benditos por meu Pai, possuí o reino que vos foi preparado desde o começo do mundo, pois eu tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, tive necessidade de alojamento e me abrigastes, estive nu e me vestistes, estive doente e me amparastes, estive na prisão e me visitastes. Então, os justos lhe responderão:  quando, Senhor, vos vimos faminto e vos demos de comer ou com sede e vos demos de beber? Quando vos vimos sem teto e vos abrigamos ou sem roupa e vos vestimos? E quando vos vimos doente ou na prisão e viemos vos visitar?  E Jesus lhes responderá: Em verdade vos digo que quantas vezes o fizestes a um irmão necessitado foi a mim mesmo que o fizestes. E dirá em seguida àqueles à sua esquerda: Afastai-vos de mim, ide para o que foi preparado para os indiferentes ao sofrimento alheio, pois tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, tive necessidade de abrigo e não me abrigastes. Estive nu e não me destes roupas, estive doente e na prisão e não me procurastes. Então, eles lhe responderam também: Senhor, quando vos vim, sem roupa ou doente ou na prisão e deixamos de voa assistir? E ele lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que deixastes de dar proteção a seus irmãos desamparados deixastes de dá-las a mim mesmo. Então, estes curtirão seus erros e os justos serão liberados para a vida eterna.
A esta altura, um doutor da lei, com o intuito de tentar Jesus, levantou-se e perguntou-lhe: Mestre, que preciso fazer para alcançar a vida eterna? Jesus respondeu-lhe: Que ledes na lei? Ele respondeu:  Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, de todas as vossas forças e de todo o vosso espírito e vosso próximo como a vós mesmos. Jesus lhe disse então: Respondestes muito bem Procedei assim e vivereis.
Esse homem, porém, querendo passar por justo, indagou a Jesus: E quem é meu próximo?  Jesus respondeu-lhe com a seguinte passagem:
Um homem, que se deslocava de Jerusalém para Jericó, foi furiosamente assaltado por um bando de ladrões que roubaram seus pertences, cobriram-no de chagas e se foram deixando-o quase moto. Pouco depois, um sacerdote que vinha pelo mesmo caminho, percebendo o que se passara ali, tomou o outro lado. Um levita que veio também para o mesmo lugar, percebendo o possível perigo, passou ainda pelo outro lado. Mas um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde estava o ferido, foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, derramou óleo e vinho em suas feridas e as enfaixou, colocando-o em seu cavalo e levando-o a uma hospedaria, onde pôde cuidar mais dele. Na manhã seguinte, tomou o cuidado de entregar ao hospedeiro duas moedas, dizendo-lhe: cuidai bem deste homem e tudo o que gastares a mais com ele, eu vos restituirei quando voltar.
Qual desses três personagens vos parece ter representado o próximo daquele que tinha sido vítima dos ladrões? O doutor lhe respondeu: Aquele que praticou a misericórdia com a vítima Ao que Jesus respondeu: Ide, pois, e fazei o mesmo.
Toda a moral de Jesus resume-se na caridade e na humildade, ou seja, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Ao longo de seus ensinamentos, ele exibe essas duas virtudes como o caminho para a felicidade eterna. Por isso, ele sempre disse: Bem-aventurados os puros de coração, os brandos e pacíficos, os misericordiosos. E sempre repetiu afirmações como as que se seguem: Amai o vosso próximo como a vós mesmos, fazei aos outros o que quereríeis que vos fizessem, amai vossos inimigos, perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados, fazei o bem sem ostentação, julgai a vós mesmos antes de julgar os outros. Humildade e caridade -  sua recomendação constante. Combate ao orgulho e egoísmo - o que não cansa de exercer. Enfim, ele elege a caridade como a única condição da felicidade futura.
“Jesus não fez, pois, da caridade somente uma das condições de salvação, mas a única condição. Se houvesse outras a serem preenchidas, ele as teria mencionado. Se coloca a caridade no primeiro plano das virtudes é porque ela encerra, implicitamente, todas as outras: a humildade, a doçura, a indulgência, a justiça etc e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo”.

Um esclarecimento aqui é importante:  a necessidade de separar a figura e a alegoria. Jesus falava a homens ainda incapazes de compreender as coisas puramente espirituais, vendo-se na contingência de apresentar imagens materiais surpreendentes e capazes de impressionar. Reservar para o futuro a verdadeira interpretação de suas palavras era o que se impunha como certo.

Paremos um pouco e consideremos sobre o que versa o inquérito. Veremos que o juiz não se prende a nenhuma formalidade, nem analisa nenhuma prática exterior, Ele leva em conta apenas a prática da caridade e julga afinal: vós que assististes vossos irmãos formai ai à direita; vós que fostes insensíveis para com eles, passai à esquerda. Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que tem amor ao próximo, acima do ortodoxo,que falta com a caridade. Desse modo, Jesus não fez da caridade uma das condições de salvação, mas a única condição. E, se assim ele concebeu, é porque ela abrange: a humildade, a doçura, a benevolência, a indulgência, a justiça, enfim, todas as outras virtudes e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

Paremos um pouco para que o texto passe a ser objeto de reflexão  e venha  a gerar perguntas que demandem elucidação, Qualquer explicação será dada no nosso próximo encontro ,
   


Como 'dever de casa', gostaria que vocês procurassem o significado de;

a) Samaritano--------------------------------------------------------------------------

b) Ortodoxo---------------------------------------------------------------------------

c) Levita---------------------------------------------------------------------------------

d) Parábola------------------------------------------------------------------------------

e) Mandamento---------------------------------------------------------------------------



Leiam e meditem sobre essa verdade:

"O Espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem".

6 comentários:

Anônimo disse...

Sabe que eu acreditei que você ia responder aos meus comentários que fiz com cuidado e carinho? Não precisava fazer isso, Magaly...dizer que ia responder...eu tenho o costume de levar as pessoas a sério. Mas não faz mal, tá bem? Ana.

Anônimo disse...

Não se preocupe em responder.Tenho muitas coisas para cuidar e não vou voltar. Muito obrigada por tudo. Ana.

Felinto Elízio disse...

SAMARITANO: aquele que nasceu em Samaria,(antiga cidade da Palestina).Por extensão pode significar pessoa que faz o bem, piedoso, caridoso.
LEVITA: Sacerdote de Jesuralém oriundo da tribo de Levi.
PARÁBOLA: estória de ficção com a qual se invoca uma situação comparando-se com outra.
MANDAMENTO: regra de conduta atribuída a Deus e transmitida por MOISÉS ao povo judeu.








Old Mag disse...


Que pena, Ana! Vou sentir sua falta.

Old Mag disse...


Mano, obrigada pelo apelo atendido.Já ajuda o leitor desavisado que já relerá o texto com
conhecimento de causa. um abraço.

Old Mag disse...

Vou repetir esse comentário, fazendo pequenas correções:

Mano, obrigada pelo apelo atendido.Já ajuda o leitor desavisado que relerá o texto com conhecimento de causa.Um abraço.