sábado, fevereiro 01, 2014

RECAPITULANDO O EVANGELHO DE JESUS CAP.V ITENS 1 a 5



                     
        Oil Painting Classic Figures         
       
                  

                BEM AVENTURADOS OS AFLITOS

1.     Bem aventurados os que choram porque serão consolados. Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados. Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça porque o reino dos céus é para eles.
2.    Vós sois aventurados, vós que sois pobres, porque o reino dos céus é para vós. Vós sois bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados. Vós sois felizes, vós que agora chorais, porque rireis.
3.     Mas, ai de vós, ricos! Porque tendes vossa consolação neste mundo. Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós que rides agora, porque sereis reduzidos ao pranto e às lágrimas.
                          
               Vamos agora, a partir destas referências bíblicas, procurar alcançar a verdadeira essência de seu significado.
                          
              JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES
               
               Da leitura acima, entendemos que as compensações que Jesus promete aos aflitos só podem ocorrer em vida futura. Sem a certeza de que voltaremos a viver, essas máximas não teriam sentido, soariam como enganosas.  E, mesmo desse modo, é difícil compreender a necessidade de sofrer para ser feliz, ou seja, para se ter mais mérito. Daí as indagações como as que se seguem: Por que uns sofrem mais do que os outros? Porque uns nascem em meio tão carente e outros em berço opulento, sem que tivessem feito algo que justificasse a diferença? Por que para uns tudo é difícil de conquistar e para outros as chances acontecem? É muito difícil ver os bens e os males tão desigualmente divididos entre vício e virtude; mais ainda, constatar o absurdo de homens virtuosos sofrerem ao lado de homens maus que conseguem prosperar. A percepção de uma vida futura pode alimentar a fé, influir como consolo, conduzir à paciência, mas não explica esses desajustes que parecem desmerecer a justiça divina. No entanto, desde que se admita Deus, é impossível concebê-lo alijado de perfeição infinita - todo amor, todo poder, todo justiça e bondade - ou não seria DEUS. E não agiria por propósito ou por leviandade. Donde se conclui que os sofrimentos da vida têm uma causa e sendo Deus justo, é justa essa causa. Deus posicionou os homens em relação a essa causa através dos ensinamentos de Jesus. Hoje, julgando- os amadurecidos para  compreendê-la, revelou-a por inteiro pela voz dos Espíritos.

                CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES
                        
               De duas fontes derivam as vicissitudes da vida: umas têm sua causa na vida presente; outras, fora dela. Considerando a fonte dos males terrenos, reconhece-se que muitos deles são o resultado natural do caráter e do comportamento daqueles que os suportam. Muitos homens falham por seus próprios erros, não raro fazendo vítimas de seu orgulho e da sua ambição, arruinando-se por falta de ordem e de limites. Exemplos de situações infelizes são tantos, como o de uniões desastradas baseadas no interesse ou na vaidade sem participação do sentimento e da vontade de manter uma relação firme.  Desavenças de toda ordem podem ser evitadas com o controle e a tolerância das partes envolvidas: pais em confronto com filhos por não terem sabido dar a eles os limites necessários, por fraqueza ou indiferença, deixando-os expostos à ação dos germes do egoísmo e da vaidade inconseqüente que secam o coração; na hora da colheita, sentem-se atingidos pela indiferença e desamor dos seus próprios filhos. Que todos os que são atingidos por sofrimentos e decepções se interroguem a si mesmos, vasculhem sua consciência, voltem progressivamente à fonte dos males que os angustiam e entenderão que eles próprios poderiam ter evitado tais resultados, se tivessem agido com mais discernimento e coragem. O homem tende sempre a procurar o responsável pelas suas dores, desamores e infelicidades esquecendo sua incúria, sua falta de habilidade. E o homem somente minorará e evitará tais males quando trabalhar por seu aprimoramento moral e intelectual. A lei dos homens existe e é executada, alcança certas faltas e as pune, fazendo o condenado suportar as consequências do que praticou. Mas a lei não consegue alcançar todas as falhas; ela atinge mais especificamente as que prejudicam a sociedade e não aquelas que não prejudicam senão aqueles que a cometem. Deus, porém, zela pelo progresso de todas as suas criaturas, não deixando impune nenhum desvio do caminho reto. Não há uma só infração à sua lei que não tenha consequências justas: o homem responde sempre pelo que praticou. O sofrimento que resultar disso para ele será uma advertência de que pecou, o que o fará distinguir a diferença entre o bem e o mal e a necessidade de se melhorar para evitar desgostos no futuro. Sem isso, não teria motivação para corrigir-se, o que retardaria seu adiantamento. Pode, porém, suceder que a experiência surja tarde, quando a situação já se tornou incontornável e o mal não encontra mais remédio. Então, com as forças gastas, o homem reconhece o prejuízo e percebe: se, no princípio, eu soubesse o que sei hoje, teria agido de outro modo. Felizmente há sempre uma esperança de reação. Uma vida foi prejudicada, mas há sempre oportunidade de recuperação: uma nova vida despontará na qual ele poderá aproveitar a experiência vivida por um futuro útil e saudável.  

   Bernardo Cid convida-nos a refletir sobre o texto

  REFLEXÕES / Bernardo Cid

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Magaly. Deixei vários comentários no post anterior.
Você nào viu?
Ana.

Old Mag disse...

Ana, estava formatando meu PC, estou em falta com muita gente. Perdoe-me. Agora, meio cansada da reboldosa que tive que enfrentar, volto muito timidamente. Daí a pouco, recobro a energia natural. Hoje foi só uma revisita ligeira Amanhã, ou depois de amanhâ, reatarei com todos. Abraços,
Maga

Anônimo disse...

Magaly, não se preocupe em responder aos meus comentários.Cuide-se, fique bem.abraços.Ana.

Anônimo disse...

"Deus, porém, zela pelo progresso de todas as suas criaturas, não deixando impune nenhum desvio do caminho reto. Não há uma só infração à sua lei que não tenha consequências justas: o homem responde sempre pelo que praticou. O sofrimento que resultar disso para ele será uma advertência de que pecou, o que o fará distinguir a diferença entre o bem e o mal e a necessidade de se melhorar para evitar desgostos no futuro".
Mana,
Olha eu aqui de novo tentando dizer algo sobre o tema abordado e para tanto destaquei o parágrafo acima repetido. Considerando que Deus é a JUSTIÇA ABSOLUTA e que não pune um inocente, e se sofremos punições por erros que não foram cometidos na atual existência, depreende-se que tais erros aconteceram em vida ou vidas anteriores.
Voltamos, então, ao já abordado tema da REENCARNAÇÃO, ou seja das vidas sucessivas como meio de reparar erros e de aperfeiçoar-se espiritualmente.
Fomos criados por Deus simples e ignorantes (sem sabedoria) mas com o destino de aprimorarmos-nos
até a angelitude(em grau relativo visto que só Deus é perfeição absoluta).
um quilométrico beijo do mano
Felinto Elízio.

Old Mag disse...

Obrigada, mano. Gosto mesmo de vê-lo por aqui sacramentando minha página, dando sempre sua contribuição. ina estou acelerada. Melhoro já já.
BEIJOS maiúsculos de sua mana
Magaly