quinta-feira, maio 26, 2011

UNIVERSIDADE ESPÍRITA



O esplendor do verde ( foto de jardim)


UNIVERSIDADE ESPÍRITA

Já se encontra em funcionamento o curso superior de Teologia Espírita do Brasil.
“O estudo da doutrina dos espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Alan Kardec (1804-1869) há um século e meio, não será mais exclusividade dos centros espíritas espalhados pelo país.
“Os adeptos da doutrina poderão estudá-la, com direito a diploma, beca e tudo o mais a que uma graduação universitária dá direito. “
Foi o que decidiu o Ministério da Educação ao autorizar em setembro / 2010 o funcionamento do primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil, que será ministrado na Faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba (PR).
“A ideia do curso é formar não só bacharéis, mas também pesquisadores do espiritismo”, diz  Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso de quatro anos.
Os candidatos que disputarão as  vagas oferecidas terão de passar por uma entrevista com especialistas. É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingresso de pessoas realmente comprometidas com a pesquisa, explica Cruz.
As bases da doutrina são a crença num Deus Único, criador de todo o Universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre, por meio de várias encarnações.
Um dos objetivos do curso é a análise do espiritismo em suas linhas religiosa, filosófica e científica. A existência da alma, sua sobrevivência ao transe da morte e os fenômenos mediúnicos compõem um universo ainda pouco estudado nas rodas acadêmicas.
É preciso dar massa crítica e espírito investigativo à obra de Kardec, analisa Cruz. Nicete Bruno, espírita desde a juventude, aprova a criação da universidade. “No âmbito coletivo, o estudo dos fundamentos espíritas contribuirá para desmistificar muitos aspectos do espiritismo. E quem se habilitar a fazer a faculdade com certeza ganhará muito em autoconhecimento, afirma a atriz.
O espiritismo surgiu na França no século XIX e tem no Brasil  hoje sua maior comunidade. Segundo o último censo do IBGE são 2,34 milhões de adeptos. Como se estima que os espíritas assumidos em todo o planeta não passem de 15 milhões, pode-se dizer que o Brasil é o país do espiritismo. Foi também em solo brasileiro que viveu Francisco Cândido Xavier (1910-2002), considerado o mais produtivo médium espírita. Em sua longa vida, Chico Xavier, como era conhecido, psicografou 418 títulos sob inspiração do espírito  Emmanuel. Seus livros correram o mundo e chegaram ao volume de 25 milhões de exemplares  vendidos.”
Trata-se da Faculdade Doutor José Leocádio Correia, em Curitiba / PR.  É oportuno saber que  esta instituição -  FALEC -  participa do PROUNI (programa de universidade para todos), que oferece semestralmente bolsas de estudo, dentro da cota especificada pelo referido programa. Informações no site: http://prouniportal.mec.gov.br/   
 Os interessados no próximo vestibular podem obter as informações necessárias no site da instituição: http://www.falec.br/

 Não é uma notícia esplêndida?

Para terminar,  mais três capítulos do estudo de Nosso Lar, comandado por Dra. Marlene Nobre :


Capítulo 25 – Generoso alvitre
1 – Os seres evoluídos são naturalmente educados. Reparemos o gesto de Laura, justificando seu atraso no trabalho para encaminhar André Luiz.
2 – O alerta de Laura às tendências de André: que não se limitasse a observar, mas se atirasse ao serviço. Muitos observam, poucos agem.
3 – O espírito de investigação deve vir depois do espírito de serviço.
4 – Somente o trabalho digno confere direitos novos.
5 – Não se sentir humilhado com tarefas humildes.
6 – Modelo de recomeço: Paulo de Tarso.

Capítulo 26 – Novas perspectivas
1 – Observar a audiência do ministro: cordial, franca, com aproveitamento do tempo, ausência de protocolo inútil.
2 – A sinceridade de André Luiz, fruto da aquisição da humildade. Novos rumos: sem vaidade e orgulho.
3 – O valor do trabalho e do espírito de serviço. “Quando o servidor está pronto, o serviço aparece.”
4 – Comemora-se na Terra a prosperidade financeira, em Nosso Lar, a humildade sincera e o esforço próprio.
5 – Câmaras de Retificação nas vizinhanças do Umbral.

Capítulo 27 – O trabalho, enfim.
1 – Doenças e doentes no mundo espiritual.
2 – Influências negativas de encarnados sobre os desencarnados.
3 – No processo do morrer, estudar a fase de torpor e seus estados patológicos.
4 – Milionários das sensações físicas, mendigos da alma.
5 – A alegria da educação de si mesmo, na base espiritual.

Aproveitem bastante nesses momentos de estudo e meditação. E sorte nas pesquisas.


Hora de recreação



Quem já viu o filme  “As Mães de Chico Xavier”?

Presentinho pra vocês: o trailer do filme

Depoimento

Tive a oportunidade de ir ao cinema na quinta-feira passada em um shopping na capital amazonense. Era a primeira sessão vespertina. Quando cheguei, só havia outro espectador. E assim foi a película toda. Apenas dois presentes na confortável sala de exibição.
Emocionei-me várias vezes, e, apesar de ser durão, não resisti às lágrimas que molharam um lenço de pano que carregava no bolso. Ainda bem. Envolvente, cativante, superior. São tantos os sentimentos nos variegados matizes do vocábulo Amor que não contive a sensibilização e chorei feito criança no colo de mãe. 
Acompanhei atento o desenrolar das estórias, das mães, das perdas e das buscas, dos desencontros, encontros e reencontros. Fascinante, deslumbrante, puro. As palavras do Chico, o esclarecimento espiritual e, sobretudo, a consolação com a esperança da imortalidade da alma, cuja vida prossegue dinâmica após a passagem pela morte.
Assim que o filme acabou, não consegui me levantar de imediato da poltrona. O outro espectador saiu celeremente. Fiquei só. Acompanhei as cenas finais dos créditos com o Chico recebendo as pessoas à sombra do abacateiro. Lindo e significativo!
As músicas elevadas entoavam os sentimentos em direção à Espiritualidade Maior numa comunhão entre os dois planos da vida. Levantei-me e senti a presença de meu Amigo Espiritual. Indaguei-o, pelas vias do pensamento: como poderia um filme desses, tão maravilhoso, sem praticamente público algum?! 
Nesse ínterim, a emoção veio mais forte, ainda. Disse-me ele: "Veja com olhos de ver". Uma vez mais e, copiosamente, as lágrimas rolaram pela minha face, quando pude enxergar, ao compasso dos esclarecimentos do Amigo, que todas as poltronas estavam ocupadas por mãezinhas espirituais.
Elas haviam retornado antes de seus filhos e, do outro lado da vida, recebiam a consolação e a certeza de que o amor é o passaporte seguro para o reencontro, no tempo certo, das almas que constituem a mesma família O depoimento abaixo está no site da Federação Espírita Brasileira (FEB). Descreve a emoção de um espectador na sala do cinema.

Jardim de Van Gogh / Acrílico sobre tela
José Alberto Aguilar

4 comentários:

Anônimo disse...

Universidade Espírita!Quem diria!
Os tempos estão chegando.
Já não existem Inquisição e fogueiras para "assar" o autor do projeto e quem o sancinou.
Podem, entretanto, ser excomungados.
Digo o que penso. São os fatos do passado que me levam a pensar assim. Não é intolerância.
Felinto

Old Mag disse...

Os tempos são outros, mano, vamos festejar o que se modificou para melhor, o que evoluiu e pensar numa forma de contribuir para que o mesmo se verifque em todos os outros setores.
Daqui a algum tempo, quando as universidades se multiplicarem e os estudos e pesquisas tomarem vulto, quanta coisa vai ser entendida e discutida com parâmetros novos!
Eu sei que vc não é intolerante, mas o momento é de regozijo e de pensar nas coisas positivas que advirão desse patamar alcançado. Um abraço apertado.

Meg disse...

Mas, querida Magaly...
Eu já estive aqui, tão logo vc publicou este posts, e estou quase certa de que deixei unm comentário, nele eu falava que entendia perfeitamente a posição do seu irmão Felinto Elizio...

E eu até dizia que entre os grandes espíritos encarnados ou desencarnados, uma das coisas mais admiráveis para mim, é a visão, a clarividência deles para anunciar tempos melhores, mais consoante à liberdade e à queda dos preconceitos.
Tempos melhores sempre estão por vir. E eles vêm, não é?
Importante manter essa esperança, mas entendo o Felinto, sempre é bom saber que vitórias foram alcançadas.
Um apoio, uma esperança, um alívio, uma alegria.
beijos, querida
Meg

Old Mag disse...

Claro, amiga, vc não deixa de ter razão e, aqui pra nós, ele não disse nenhuma inverdade. Mas a conquista de uma universidade para estender os conhecimentos espíritas é tão gratificante que me concentrei nela.
E vamos e venhamos, aqela atuação funesta da Igreja correspondeu a uma fase (desastrosa)em sua história. Não representou a linha mestra da religião através dos tempos.
Como todos temos razão, festejemos a grande novidade que é o direito a universuade pelo espítita de hoje e do futuro.
Um beijo grande.