quarta-feira, outubro 02, 2013

RECAPITULANDO O EVANGELHO CAP. IV

             Imagem colhida em Paisagens Lindas da Internet

            RECAPITULANDO  EVANGELHO    CAP. IV   Itens 1, 2, 3 e 4



           RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO

     NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

            Em suas andanças, Jesus, tendo vindo para os lados de Cesareia de Felipe, procurou saber de seus discípulos o que diziam os homens do Filho do Homem. O que eles acham que sou? E ouviu a seguinte resposta: Alguns dizem que é o João Batista; outros, o Elias;  outros, o Jeremias ou algum dos profetas. Ao que Jesus acrescentou: E vocês, aqui, que acham que sou? Simão Pedro, tomando a dianteira, respondeu: É o Cristo, o Filho de Deus vivo. Ao que Jesus respondeu: Abençoado seja, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne nem o sangue que lhes revelaram esta verdade , mas meu pai que está nos céus.
            A essa altura, intervém Herodes, o Tetrarca, que, surpreso com as notícias que lhe chegavam a respeito dos feitos de Jesus, queria saber quem era esse homem. Uns diziam que João ressuscitara entre os mortos; outros que Elias aparecera; e outros que um dos profetas voltara.  Ao que Herodes respondera: Eu mandei cortar a cabeça de João. O que quero ter agora são dados sobre esse homem capaz de tão extraordinários feitos! Preciso vê-lo. 
            Quando os discípulos de Jesus lhe perguntaram: Por que os escribas dizem que é preciso que Elias venha antes? Jesus lhes respondeu: Elias virá e restabelecerá todas as coisas, mas eu lhes asseguro que Elias já veio e não o conheceram, dando-lhe tratamento inadequado, do mesmo modo que tratarão o Filho do Homem. Seus discípulos, então, compreenderam que era de João Batista que ele lhes tinha falado. 
           Pelo exposto, entendemos que a questão em discussão prende-se à volta de Espíritos à vida. Na realidade, os judeus antigos acreditavam na Ressurreição, ou seja, a volta do Espírito ao corpo. Só os saduceus não acreditavam nela. Aliás, as ideias dos judeus sobre esse e outros muitos pontos não eram amadurecidas. Eles tinham noções muito vagas sobre alma e sua ligação com o corpo. Pressentiam que um homem que viveu podia reviver, mas não sabiam como isso podia se processar. Deram o nome de Ressurreição àquilo que o Espiritismo veio a reconhecer como Reencarnação. Ora, a Ressurreição supõe o retorno à vida do corpo morto, o que a Ciência já provou ser materialmente impossível, principalmente quando o tempo já agiu sobre ele, decompondo-o fisicamente e levando seus detritos à absorção pelo solo. Já a reencarnação é o retorno do Espírito à vida corporal, mas em um novo corpo constituído para ele, sem nenhuma relação com o antigo. Consideramos um caso de Ressurreição, sim, o que aconteceu a Lázaro, mas não aos profetas. Assim sendo, como, de acordo com sua crença, João era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias que podia ser reconhecido, dado o fato de seus pais serem ainda vivos e poderem dar seu testemunho. De onde se conclui que João podia ser Elias reencarnado, de maneira alguma, ressuscitado.
            A crença de que João Batista era Elias e de que os profetas poderiam reviver sobre a Terra é encontrada em muitas passagens dos Evangelhos. Se isso tivesse sido um erro de interpretação, Jesus jamais teria deixado de combatê-lo, como combateu tantas outras crenças. Pelo contrário, ele a admitiu com toda a grandeza de sua autoridade. E a posicionou como princípio e como condição precípua: 
                 
“Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.” 

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Magaly.Recebi um vídeo maravilhoso sobre o universo.Lembrei-me de você.
Espero que esteja bem.Reze por mim, por favor. Ana.
Eis o link:http://vimeo.com/38101676

Old Mag disse...

Sim, estou bem, Ana. E você? Por que passa tão rápido desta vez? Algum impasse? Rezo, sim, com boa razão. Se não melhorar, fale-me de novo para reforçar os pedidos de
ajuda.
Calma,fé, pensamentos bons, tudo passará.
Magaly

Old Mag disse...

Sim, estou bem, Ana. E você? Por que passa tão rápido desta vez? Algum impasse? Rezo, sim, com boa razão. Se não melhorar, fale-me de novo para reforçar os pedidos de
ajuda.
Calma,fé, pensamentos bons, tudo passará.
Magaly

Anônimo disse...

Muito obrigada,Magaly.Eu vi o seu texto e vídeo. Gostei deles. Mas não estou muito bem para comentar.
Não estou doente, estou angustiada e insegura com doenças na família. Queria ser mais forte para suportar perdas. Só preciso conseguir isto.
Obrigada por rezar por mim.
Um abraço.
Ana.

Anônimo disse...

"A crença de que João Batista era Elias e de que os profetas poderiam reviver sobre a Terra é encontrada em muitas passagens dos Evangelhos. Se isso tivesse sido um erro de interpretação, Jesus jamais teria deixado de combatê-lo, como combateu tantas outras crenças. Pelo contrário, ele a admitiu com toda a grandeza de sua autoridade. E a posicionou como princípio e como condição precípua:

“Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.”

Sinceramente creio que a lei da reencarnação foi sancionada por Jesus com essa pequena afirmação dita aos seus apóstolos.
Aliás, a reencarnação nos comprova a sabedoria, a justiça e a bondade do Criador.
Deus não condena e também não absolve o pecador, ou seja não lhe dá um eterno sofrimento incompatível com sua infinita misericórdia, tampouco contempla-o
com as blandícias de um céu de eterna contemplação ociosa, inútil e, portanto, diametralmente oposta à afirmação de Jesus: Meu Pai trabalha até hoje e eu também trabalho.
O Espírito é criação de Deus com o destino de aperfeiçoar-se, evoluir
através de sucessivas vidas neste e em outros (entre os bilhões de orbes existentes) até merecerem habitar mundos celestes e conquistarem a angelitude - meta a ser alcançada.
Este é o meu entendimento.
Seu mano
Felinto Elízio

Old Mag disse...

Meu irmão, como gosto de tê-lo por aqui!Sua presença ponderada dá um grande estímulo a quem, como eu, tenta ser útil à causa espírita. Prezo seus conselhos, suas observações, seu jeito de construir seus argumentos. E a certeza de que você estará sempre por perto é para mim sinônimo de tranquilidade. Até o mês vindouro.

Anônimo disse...

vou tentar copiar o link novamente. Você não viu? E a minha outra mensagem?
Eis o link:http://vimeo.com/38101676