sexta-feira, junho 25, 2010

Conversa informal

Paisagem de Sergio Millet Óleo sobre tela

Conversemos aleatoriamente hoje, um jeito de mudar um pouco a fisionomia de nosso encontro, agora, mensal, dado o tempo curto para atender a tantos assuntos. Podemos comentar sobre notícias de movimentos ligados ao Espiritismo, eventos que se realizam no momento, livros e vídeos que surgem on-line para leitura /escuta gratuita, algumas outras fontes de informações a pesquisar. Vejamos:

Com muita expectativa, acompanhamos a lenta, mas efetiva, penetração do pensamento espírita nos meios universitários, principalmente, no terreno da medicina. Avaliações, pesquisas, procedimentos já apontam para esse novo horizonte e isto é bastante auspicioso. Dilata-se o campo de pesquisas científicas e disto resultará certamente novo filão de descobertas que propiciarão cura efetiva para muitas doenças.

Eventos espíritas acontecem em hospitais, como é o caso do Hospital do Câncer, em Santo Cristo, que realiza hoje, às 15 horas – a 3ª Exposição da Cultura Espírita: O Cristo Consolador.

Com respeito a livros espíritas, é grande a lista de exemplares publicados on-line, (muitos no formato PDF), da qual indicarei alguns hoje, prometendo completar a relação nos próximos posts. É só clicar e ler, simples assim. A saber:

- Ação e Reação, de André Luiz (PDF)

- Espírito e Vida, de Divaldo Pereira Franco (Joana de Angelis)

- Nossos Filhos são Espíritos, de Hermínio C. Miranda

-\Não pise na Bola, de RIchard Siminetti

- Nosso Lar, de André Luiz

- Passes e Irradiações, de Edgard Armond

- Histórias que Jesus contou, de Clóvis Tavares

- Renovando Atitudes, de Hammed

- Ave Cristo, de Emmanuel

- Além da Morte, de Divaldo Pereira Franco

Um site interessante é www.chicoxavier.com.

Além dos livros, é bom saber que podemos contar com uma produção de vídeos muito competente, trazendo à luz temas instrutivos da Doutrina, assim como temas sociais polêmicos, discutidos com seriedade e muita responsabilidade dentro da ótica espírita. E já há muita gente trabalhando neste veículo de informação. O You Tube, por exemplo, oferece preciosa colaboração: vídeos educativos, vídeos de palestras, de músiica, de entrevistas. Podemos baixá-los à vontade como podemos contar com outros sites. Fiquem com estes:

http://www.luzdoespiritismo.com/Nova_pasta2/espiritismo_copy(9).htm

http://videosespiritas.com/programas.html

E há, infelizmente, as notícias desgastantes como as das chuvas recentes que flagelaram muitas cidades do interior de Alagoas e Pernambuco, deixando em estado de desespero seus habitantes, com o duro golpe do desabrigo repentino e a exposição a sérios perigos de saúde. Que cada espírita se mobilize, dentro de suas possiblidades físicas ou financeiras para tentar minorar o sofrimento desses nossos irmãos. Qualquer viés de ajuda, por mínimo que seja, somado a outros, já constitui algo significativo para aqueles aos quais só restou assombro.

Um serviço de despoluição da água está sendo anunciado e será um auxiliar inestimável nessa conjuntura – a Lifesaver – uma tecnologia já aplicada no Haiti que permite a purificação de qualquer tipo de água.

Por hoje, é só. Sugiro apenas que encerremos nosso encontro com uma prece pelos aflitos e desamparados.

“Senhor, que tenhamos a paciência necessária diante dos reveses que surgem de inesperado.

Toda dificuldade é preciosa lição que nos cabe assimilar.

Não nos deixes perder a serenidade com que devemos receber os golpes da existência.

Faze-nos sempre um pouco mais pacientes diante daqueles que convivem conosco e nos põem as emoções à prova...

Que os toleremos como Tu mesmo nos toleras, em nossa invigilância e insensatez.

Estando, por vezes, tão perto de triunfar, que não nos precipitemos, colocando tudo a perder.

Contém-nos, Senhor, em nossos impulsos infelizes, impedindo que venhamos a agir de maneira inconseqüente.

Que a paciência seja o nosso exercício espiritual de auto-superação cotidiana.

Contigo, a tudo haveremos de suportar!”

Que assim seja.

2 comentários:

Meg disse...

Tanto que há a aprender com você, querida.
Um beijo

Old Mag disse...

Que alegria vê-la aqui, Meg! Que surpresa boa, que afago amigo! Obrigada e, sempre que puder, volte, será sempre bem-vinda.
Beijos