sábado, novembro 22, 2003

Volto ao tema AIDS

Ainda hoje, muitos acreditam que a aids é uma doença restrita aos chamados grupos de risco, como os profissionais do sexo ou os homossexuais. Mas a epidemia de aids mostrou que todos têm de se prevenir: homens e mulheres, casados ou solteiros, jovens e idosos, todos, independente de cor, raça, situação econômica ou orientação sexual.
Além do teste da Aids, há várias outras maneiras de se fazer a prevenção da doença. Este teste é um exame de sangue feito em laboratório. Atualmente pode ser realizado sem prescrição médica nos Centros de Testagem e Aconselhamentos Especializados e em Serviços de Saúde Pública.
Este exame só pode ser feito após 3 meses de a pessoa ter se exposto a alguma situação de risco (sexo sem camisinha, uso de seringa de outras pessoas etc.). Ou seja, depois da janela imunológica: período em que seu corpo ainda não produziu anticorpos suficientes para serem detectados, podendo dar um resultado falso-negativo.
Os sintomas da aids podem demorar até dez anos para aparecer, por isso não adianta ficar esperando
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.
Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus
Transmissão
 Sexo sem camisinha
 Uso de seringa por mais de uma pessoa
 Transfusão de sangue contaminado
 Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
 Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados
Não há transmissão
 Sexo desde que se use corretamente a camisinha
 Beijo no rosto ou na boca
 Suor e lágrima
 Picada de inseto
 Aperto de mão ou abraço
 Sabonete/toalha/lençóis
 Talheres/copos
 Assento de ônibus
 Piscina
 Banheiro
 Doação de sangue
Para evitar que a aids passe da mãe para o filho, todas as gestantes devem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste de aids.

Estas informações, baseadas no Programa Nacional de DST e Aids, podem ser lidas em sua íntegra aqui.

~:~:~:~:~:~:~:~:~:~:~:~:~:~

Espero que os leitores desta página tenham oportunidade de conversar com amigos sobre o assunto a fim de divulga-lo. Os que possuem site, podem cooperar com textos ou mesmo repetir estes. É dever nosso, como cristãos, esclarecer os desinformados, principalmente quando o caso é uma doença transmissível que maltrata e leva à morte.

~:~:~:~:~:~:~:~:~:~:~:~:~:~


Trechos curtos para meditação.

De Lourival Lopes

A TUA PARTE

Fazes a tua parte?
Deus te afaga de inúmeras maneiras. Envia-te bênçãos, luzes, esclarecimentos, consolações e pacificações. Dá-te os sentidos físicos e o poder de pensar, fazer, desfazer, crescer, dar frutos, sentir, vibrar e tudo o mais.
Deus faz a parte Dele com relação a ti. Fazes a tua parte com relação a ti mesmo?
A tua parte é acreditar em ti, controlar impulsos nocivos, empregar esforços na solução dos problemas, manter alta a esperança, silenciar diante das ofensas, amar sem restrições, cultivar a alegria e defender a paz interior.

FAZE A TUA PARTE.

Deus é tão bom que, além de fazer a parte Dele, ainda te ajuda na tua própria parte.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário: