segunda-feira, março 03, 2003

Que intervalo grande, hein? Desculpem-me. Afazeres extraordinários. Tudo em ordem a partir de agora.
Em pleno Carnaval, mesmo com o hiato que houve, faremos apenas contato de reencontro, em que aproveito para passar a vocês a seguinte notícia, datada de 25 / 11 / 02 :

"A Revista Isto É, edição do dia 20 de novembro de 2002, traz em suas páginas uma interessante matéria intitulada Academia das Almas, sobre o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil que começa a funcionar no ano de 2003.

Alan Rodrigues, que assina a matéria, afirma que, a partir deste curso, a Doutrina Espírita não será mais exclusiva dos Centros Espíritas espalhados pelo país, e sim de todos aquele interessados em estudá-las, com direito a diploma, beca e tudo que uma graduação universitária oferece.

A decisão partiu do Ministério da Educação, que autorizou em setembro o funcionamento deste primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil por enquanto ministrado apenas na faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba, estado do Paraná.

Maury Rodrigues Cruz, Presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso, conta que sua intenção não é apenas formar bacharéis, mas também pesquisadores espíritas num curso de quatro anos de duração.

As inscrições para o vestibular estarão abertas até o dia 13 de dezembro; são 100 vagas oferecidas, sendo que os candidatos passarão também por entrevistas, o que garante o ingresso de pessoas que estejam realmente interessadas na pesquisa.

Um dos objetivos principais do curso é a análise do espiritismo em suas linhas religiosas, filosóficas e científicas. Alguns dos assuntos tratados no curso, como a existência da alma, sua continuidade através das encarnações e os fenômenos mediúnicos são temas pouco estudados em rodas acadêmicas.

Nicete Bruno, famosa atriz, espírita desde a juventude, aprova a criação do curso. Para ela, trata-se de um novo âmbito coletivo, o que contribuirá para desmistificar muitos aspectos da religião espírita. A atriz ainda fala sobre as possibilidades de autoconhecimento oferecidas pelo curso.

Segundo o último censo do IBGE, o Brasil apresenta a maior comunidade espírita do mundo, com 2,34 milhões de adeptos, sendo assim, considerado o país do espiritismo, mesmo esta religião tendo origem francesa.

Maury da Cruz ainda brinca, dizendo que esta faculdade não é uma versão brasileira de Hogwarts, da série Fictícia “Harry Potter”, já que não pretendem formar bruxos videntes capazes de ver fantasmas."

jornalismo RBN

http://www.feal.com.br/radioboanova/destaque2.asp?vardestaque=0102


Não deixa de ser estimulante. Tomara que a idéia tome corpo e que, em breve, possamos contar com faculdades similares em todo território nacional.

Um bom Carnaval para quem gosta de brincar e pular dentro dos limites da ordem e da moral, um bom repouso para os que preferem a calma de casa ou diversões mais amenas e paciência para os que têm que trabalhar por força das circunstâncias.
Entraremos em contato no mais breve espaço de tempo possível.
Até logo.


Nenhum comentário: