quarta-feira, novembro 20, 2002

Alô, alô, amigos! Vejam que contribuição linda eu lhes trago hoje, vinda de uma amiga de fé e companheira de Internet. Ela nem sabe ainda que vai iluminar esta página hoje, é uma surpresa que quero fazer-lhe. Apreciem, então, o inspirado poema que ela construiu em torno do estado de espírito que deve prevalecer em uma pessoa que se recolhe para entrar em prece.

P R E C E
Lêda Mello


Que eu tenha a capacidade de estar só.
Ausente de todas as coisas que me impedem
de ver a luz que emana da divindade do meu ser.

Que eu possa entender
a mensagem silenciosa de fé e de esperança
que a natureza nos envia,
a cada dia,
através do simples existir de todas as criaturas.

Que eu saiba me despojar
de todo o peso do meu orgulho
e da minha vaidade,
assim como a flor que desabrocha
em toda sua beleza e perfume,
feliz, apenas, por ser uma flor.

Que eu me esqueça,
deixando a minha mente limpa,
vazia dos meus temores,
ansiedades e preocupações,
livre de todas as amarras.

Que eu possa estar só,
e, assim, penetrar na prece
de alma lavada,
espírito livre e coração de criança,
pronta para falar com Aquele
a Quem pertenço.


Lindo, não é mesmo? Ela é a Lêda Yara e é uma amiga pra valer.

Aproveitando o mote, posso acrescentar que a prece, sobre ser ato necessário e freqüente, é um ato que exige uma espécie de desligamento dos pensamentos terrenos, de recolhimento, de contrição, de entrega. Quem ora não deve limitar-se a pedir soluções para problemas pessoais ou de pessoas afins. Orar é mais que pedir ajuda para resolver impasses. Orar é despojar-se, é mostrar-se consciente das próprias fraquezas, é pedir ajuda a Deus no sentido de dominar o próprio orgulho, vaidade, ambição que desvirtuam ou interditam o caminho da aprendizagem, fazendo por vezes, o espírito desperdiçar o exercício de uma encarnação.
Deve-se orar para pedir forças para enfrentar uma situação difícil ou dolorosa, deve-se orar para pedir capacidade de prestar ajuda a um irmão que se acha em sofrimento, deve-se orar para que a sociedade acorde e entenda que o comportamento humano está em crise porque os mandamentos da lei de Deus não estão sendo observados como deveriam.
Enfim, a prece, como ensina Allan Kardec, é uma invocação pela qual colocamos o pensamento em relação com aqueles a quem é dirigida. Através dela, podemos pedir, agradecer, louvar. Pedir por nós mesmos e por nossos irmãos, sejam encarnados ou desencarnados; agradecer as bênçãos obtidas; louvar a grandeza e a justiça de Deus.


Adeusinho por hoje. Estarei de volta assim que puder.
Que nossas preces ajudem a melhorar nosso campo de provas que é a Terra.



Nenhum comentário: