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RECAPITULANDO EVANGELHO CAP. IV Itens 1, 2, 3 e 4
RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO
NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO
Em suas andanças, Jesus, tendo
vindo para os lados de Cesareia de Felipe, procurou saber de seus discípulos o
que diziam os homens do Filho do Homem. O que eles acham que sou? E ouviu a
seguinte resposta: Alguns dizem que é o João Batista; outros, o Elias; outros, o Jeremias ou algum dos profetas. Ao
que Jesus acrescentou: E vocês, aqui, que acham que sou? Simão Pedro, tomando a
dianteira, respondeu: É o Cristo, o Filho de Deus vivo. Ao que Jesus respondeu:
Abençoado seja, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne nem o sangue
que lhes revelaram esta verdade , mas meu pai que está nos céus.
A essa altura, intervém Herodes,
o Tetrarca, que, surpreso com as notícias que lhe chegavam a respeito dos
feitos de Jesus, queria saber quem era esse homem. Uns diziam que João
ressuscitara entre os mortos; outros que Elias aparecera; e outros que um dos
profetas voltara. Ao que Herodes
respondera: Eu mandei cortar a cabeça de João. O que quero ter agora são dados
sobre esse homem capaz de tão extraordinários feitos! Preciso vê-lo.
Quando os discípulos de Jesus lhe
perguntaram: Por que os escribas dizem que é preciso que Elias venha antes?
Jesus lhes respondeu: Elias virá e restabelecerá todas as coisas, mas eu lhes
asseguro que Elias já veio e não o conheceram, dando-lhe tratamento inadequado,
do mesmo modo que tratarão o Filho do Homem. Seus discípulos, então,
compreenderam que era de João Batista que ele lhes tinha falado.
Pelo exposto, entendemos que a
questão em discussão prende-se à volta de Espíritos à vida. Na realidade, os
judeus antigos acreditavam na Ressurreição, ou seja, a volta do Espírito ao
corpo. Só os saduceus não acreditavam nela. Aliás, as ideias dos judeus sobre
esse e outros muitos pontos não eram amadurecidas. Eles tinham noções muito
vagas sobre alma e sua ligação com o corpo. Pressentiam que um homem que viveu
podia reviver, mas não sabiam como isso podia se processar. Deram o nome de Ressurreição
àquilo que o Espiritismo veio a reconhecer como Reencarnação. Ora, a Ressurreição
supõe o retorno à vida do corpo morto, o que a Ciência já provou ser
materialmente impossível, principalmente quando o tempo já agiu sobre ele,
decompondo-o fisicamente e levando seus detritos à absorção pelo solo. Já a
reencarnação é o retorno do Espírito à vida corporal, mas em um novo corpo
constituído para ele, sem nenhuma relação com o antigo. Consideramos um caso de
Ressurreição, sim, o que aconteceu a Lázaro, mas não aos profetas. Assim sendo,
como, de acordo com sua crença, João era Elias, o corpo de João não podia ser o
de Elias que podia ser reconhecido, dado o fato de seus pais serem ainda vivos
e poderem dar seu testemunho. De onde se conclui que João podia ser Elias
reencarnado, de maneira alguma, ressuscitado.
A crença de que João Batista era
Elias e de que os profetas poderiam reviver sobre a Terra é encontrada em
muitas passagens dos Evangelhos. Se isso tivesse sido um erro de interpretação,
Jesus jamais teria deixado de combatê-lo, como combateu tantas outras crenças.
Pelo contrário, ele a admitiu com toda a grandeza de sua autoridade. E a
posicionou como princípio e como condição precípua: